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Cultura da qualidade



Desde que nasceu, em 1999, a Atento Brasil mantém uma área de qualidade corporativa. Mas há um ano e meio, a empresa entendeu que essa área deveria ser ampliada, difundindo a cultura da qualidade e eficiência através de ações. Para a reestruturação, foram contratados 250 profissionais que utilizam metodologias adequadas para desenvolver novos projetos. “Precisávamos ter processos bem desenhados, para ser eficiente não só operativamente, mas também comercialmente, e mercadologicamente”, explica Georgia Mercadante, superintendente de Eficiência e Qualidade Coorporativa da empresa.

A ampliação possibilitou à Atento uma prestação de serviços mais customizados, considerando as particularidades de cada cliente. “Para que pudéssemos prestar esse serviço de uma forma adequada, tínhamos que aumentar a previsibilidade no que corresponde aos processos internos”, diz Monique. Para isso, foi projetado um escritório de processos, responsável por revisar, redesenhar e implantar os procedimentos criados. Essa estratégia de diferenciação, também consiste no desenvolvimento do capital humano. “Entendemos que são coisas que caminham juntas, a empresa se torna mais madura à medida que ela tem um recurso humano desenvolvido, capacitado e adequado para a função que ele precisa exercer”, comenta Georgia.

A Atento busca ouvir os clientes contratantes, através de pesquisas e entrevistas dirigidas. Neste caso, a empresa preza pela boa comunicação e uma relação de parceria com eles. “Temos que conhecer profundamente os negócios dos clientes contratantes, para que possamos fazer essa evolutiva que realmente incorpora valor ao negócio deles”, diz a superintendente. Mas, por se tratar de uma empresa B2B, a empresa procura escutar os clientes deles, pois acredita que fidelizando os consumidores finais, os próprios clientes serão fidelizados. “Estamos aqui para fazer com que a experiência dos clientes finais seja a melhor”, revela. Com o slogan ´De pessoas para pessoas´, existe a preocupação de facilitar o trabalho dos operadores e estabelecer uma relação de proximidade entre a hierarquia da empresa. “O resultado do trabalho do operador é uma somatória de vários de fatores, depende do sistema que ele utiliza e da capacitação que ele recebe”, diz Georgia.

Em 2006, com base nas normas do ISO 9001, do COPC e do Six Sigma, foi criado o SAGRe – Sistema Atento de Gestão por Resultados, que une as ações de melhorias e as aplica aos processos desenvolvidos pela área de Qualidade e Eficiência. A empresa também comemorou a conquista de certificados, como o ISO e o Selo de Ética Probare – Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento, e sente que está no caminho certo observando também os prêmios recebidos pelos clientes contratantes. “O nosso melhor indicador, além da satisfação dos clientes, é o reconhecimento deles no mercado”, comenta.

 

Respeito empresarial
SAC do Banco Real comemora a renovação do Selo de Ética Probare

Em 2008, o Serviço de Apoio ao Cliente do Banco Real, recebeu o primeiro Selo de Ética do Probare – Programa Brasileiro de Auto Regulamentação. Já em 2009, todas as avaliações foram retomadas, o que rendeu à empresa a renovação do Selo, válido por mais um ano. O certificado analisa se a organização segue os caminhos certos, priorizando o respeito entre empresa, funcionários e clientes, de acordo com o Código de Ética Probare. “Revisamos todos os processos, monitorias e a forma como fazíamos o atendimento ao cliente. Em seguida, chamamos o Probare para avaliar e certificar o SAC”, afirma Monique Bernardes, gerente executiva de SAC e Ouvidoria do Banco Real.

O Probare avalia aspectos como o respeito à privacidade do consumidor, como os operadores lidam com os clientes e a qualidade da infraestrutura do call center, como localização e ergonomia. Monique explica que todo esse cuidado é necessário para o desenvolvimento da empresa como um grupo. “Usamos o termo ´funcionário, meu cliente mais engajado´, pois acreditamos que com a satisfação dos funcionários, com certeza teremos clientes satisfeitos”, conta. A auditoria também procura ouvir os operadores, assim como a empresa, que tenta aderir às sugestões. “Como conhecem todo o mecanismo da organização, eles possuem muito mais insumos, com muito mais detalhes do que o próprio cliente”, completa.

O SAC do Banco Real pretende investir na comunicação com o cliente através das redes sociais, tendência muito forte no mercado atual. A empresa já possui um perfil no Twitter e está começando a interagir com o consumidor final.

 

Relacionamento on-line
Mais de 70% dos usuários da SPTrans avaliam positivamente o atendimento via chat

No ar há cerca de quatro meses, o serviço de atendimento via chat da SPtrans já está dando resultados. Uma pesquisa de satisfação feita através da ferramenta apontou que 70,6% dos usuários classificaram o atendimento como ótimo ou bom.

Clarice Kobayashi, vice-presidente de estratégia da NetCallCenterOrbium, empresa responsável pela implantação do serviço,  conta que a SPTrans tem uma boa organização interna, o que facilita o atendimento. “A área de Tecnologia da Informação atuou de forma precisa e rápida na implantação e o marketing desenvolveu a árvore de respostas em questão de dias.”, conta.

Por meio desse canal, a SPTrans capta informações e tem condição de implementar novos conteúdos no portal, ampliando as orientações mais pertinentes para os usuários.

 

Caixa amplia call center em Brasília
Com 500 PAs, nova central tem capacidade de atender cerca de 70 mil pessoas por dia

A Caixa Econômica Federal inaugurou as novas instalações da Central Regional de Atendimento em Telesserviços, em Brasília. O serviço passou a ter capacidade de atender cerca de 70 mil pessoas, diariamente, durante 24h.

Serão 500 posições de atendimento (PAs) e mais de 1.000 operadores. Segundo o vice-presidente de Atendimento e Distribuição da Caixa, Carlos Borges, a nova central triplicou o potencial de atendimento desse serviço no Distrito Federal. A antiga central atendia cerca de 20 mil pessoas por dia.

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