O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

E a segurança, onde fica?

Com a grande penetração dos smartphones, muitos aplicativos criados, principalmente, para o uso pessoal estão virando grandes aliados da empresas. É o caso, por exemplo, do WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens. Cada vez mais, eles estão sendo utilizados para facilitar a comunicação interna. No entanto, isso também traz consigo um grande perigo, principalmente em call centers, já que esses aplicativos facilitam o vazamento de informações confidenciais de clientes. “Precisamos saber separar as plataformas. Contamos, hoje, com uma enorme gama de aplicativos que facilitam nossa vida. Isso é excelente. Mas é preciso endereçar o uso correto para cada um, de forma que a utilização esteja em linha com as necessidades de cada um, sem trazer riscos”, comenta Plinio Targa, general manager da Unify para América Latina.
Tanto que ele chama atenção para o fato de que muitas empresas ainda não estão se preocupando integralmente com a segurança envolvendo troca de mensagens internas. “Observamos que muitos funcionários usam aplicativos de mensagens para conversas sobre assuntos relacionados ao trabalho, e estas plataformas não garantem o sigilo das informações”, reforça o executivo, ressaltando que o problema está também no tipo de conexão que o usuário acessa, principalmente se for uma rede pública. “São questões crucias que o usuário deve levar em conta se deseja se comunicar de forma segura e prática. As companhias precisam entender que qualquer tipo de informação confidencial é de suma importância e é preciso ter o máximo de cuidado possível”, pontua.
É nesse cenário que as plataformas de comunicações unificadas ganham espaço. Ou seja, soluções desenvolvidas especialmente para a troca de informações nos ambientes corporativos, aliadas com um trabalho de segurança da rede, que garantem a segurança dos dados. “Os colaboradores podem trabalhar a partir de qualquer lugar, sem se preocupar com a segurança dos arquivos confidenciais porque as próprias plataformas garantem esse cuidado”, afirma o executivo, acrescentando que essas plataformas podem ser o início de um novo modelo de trabalho, pois também ajudam as equipes a serem mais produtivas e efetivas na tomada de decisões. “Além de serem confiáveis no sentido de segurança, estes recursos de comunicações unificadas trazem diversos outros benefícios”, destaca Targa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E a segurança, onde fica?

Com a grande penetração dos smartphones, muitos aplicativos criados, principalmente, para o uso pessoal estão virando grandes aliados da empresas. É o caso, por exemplo, do WhatsApp e outros apps de troca de mensagens. Cada vez mais, eles estão sendo utilizados para facilitar a comunicação interna. No entanto, isso também traz consigo um grande perigo, principalmente em call centers, já que esses aplicativos facilitam o vazamento de informações confidenciais de clientes. “Precisamos saber separar as plataformas. Contamos hoje com uma enorme gama de aplicativos que facilitam nossa vida. Isso é excelente. Mas é preciso endereçar o uso correto para cada um, de forma que a utilização esteja em linha com as necessidades de cada um, sem trazer riscos”, comenta Plinio Targa, general manager da Unify para América Latina.
Uma das saídas para essa falta de segurança é o uso de plataformas de comunicação desenvolvidas especialmente para empresas, que garantem a segurança dos dados. “Os colaboradores podem trabalhar a partir de qualquer lugar, sem se preocupar com a segurança dos arquivos confidenciais porque as próprias plataformas garantem esse cuidado”, afirma o executivo, acrescentando que essas plataformas podem ser o início de um novo modelo de trabalho, pois também ajudam as equipes a serem mais produtivas e efetivas na tomada de decisões. Em entrevista exclusiva, Targa traz sua visão sobre o assunto, apontando os riscos, os desafios e as soluções.
Callcenter.inf.br – Como o Sr. vê o mercado lidando com a questão da segurança dos dados na troca de mensagens dos funcionários?
Targa: Muitas empresas não estão se preocupando integralmente com a segurança envolvendo troca de mensagens internas. Nós observamos que muitos funcionários usam aplicativos de mensagens para conversas sobre assuntos relacionados ao trabalho, e estas plataformas não garantem o sigilo das informações. Até porque estes aplicativos não foram desenvolvidos para este fim: garantir a confidencialidade na troca de mensagens. Eles são desenvolvidos para uso pessoal e não profissional. É nesse cenário que as plataformas de comunicações unificadas ganham espaço. Estas soluções são desenvolvidas especialmente para esta troca de informações nos ambientes corporativos.
Quais são os riscos envolvidos com essas novas plataformas de comunicação, como o WhatsApp?
O principal risco do uso de aplicativos de mensagens instantâneas convencionais é o vazamento de informações confidenciais, que podem prejudicar o negócio da empresa em questão. Vale ressaltar que o problema não é com os aplicativos de comunicação em si ou semelhantes disponíveis para download. Mas também o tipo de conexão que o usuário acessa, principalmente se for uma rede pública. São questões crucias que o usuário deve levar em conta se deseja se comunicar de forma segura e prática. As companhias precisam entender que qualquer tipo de informação confidencial é de suma importância e é preciso ter o máximo de cuidado possível, por isso, as plataformas de Comunicações Unificadas fazem a diferença na tomada de decisões, aliando uma nova forma de trabalho e segurança.
Quais as formas de evitar que uma informação confidencial do cliente acabe vazando?
A melhor forma é adotar uma plataforma de comunicação corporativa confiável, que, aliada com um trabalho de segurança da rede, traga confiabilidade para a troca de informações no ambiente. As equipes de TI têm um papel fundamental ao dispor de softwares de proteção e mantê-los atualizados, além do trabalho de esclarecimento aos colaboradores sobre o risco de acesso de informações corporativas a partir de plataformas não-confiáveis.
Qual a confiabilidade e os recursos que essas soluções oferecem?
Além de serem confiáveis no sentido de segurança, estes recursos de comunicações unificadas trazem diversos outros benefícios para os usuários. A plataforma Circuit, da Unify, por exemplo, está revolucionando a colaboração e as comunicações móveis, reunindo funcionalidades de alta qualidade para voz, vídeo, edição e gestão de documentos em tempo real, mensagens e compartilhamento de arquivos em um único painel disponível para toda a equipe. O contexto de pessoas, conteúdo e transações de negócios estão motivando a chamada Nova Forma de Trabalhar (New Way To Work).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima