Empreendedorismo

0
4



De fato, estamos vivenciando uma oportunidade única de marcar, de uma vez por todas, nossa relevância como país na economia mundial. Temos um enorme dever de casa, é verdade, mas, a oportunidade existe.


O brasileiro sempre foi reconhecido como um povo criativo, inovador e empreendedor, certo? Ainda assim, no País, ser bem-sucedido como empreendedor não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, aqueles que a conseguem, tornam-se referências pela criatividade, inovação, persistência, ousadia – e, na minha opinião, principalmente, pela capacidade de execução.


Sendo assim, o Clube do Livro indica a edição comemorativa de 10 anos do livro “Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios” de José Carlos Assis Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e planos de negócios, além de ser um dos conferencistas mais requisitados do país sobre assuntos relacionados.


A estrutura da obra consegue equilibrar uma visão acadêmica com aplicação prática de mercado. Afinal, a proposta é prover uma forma sistematizada de entender o fenômeno do empreendedorismo e desmistificar a crença de que empreendedores de sucesso só podem ser inatos. E não por coincidência, a obra vem sendo utilizada como livro-texto de disciplinas de planos de negócios das principais escolas e universidades do País, e também como uma ferramenta de consulta fundamental de empresas de destaque na economia nacional.


Na obra, o autor aborda aspectos históricos, incluindo um infográfico na contracapa, apresentando o que ocorreu de mais relevante na última década no cenário brasileiro de empreendedorismo. Depois se aprofunda no processo de como identificar as oportunidades reais e as diferenciar das simples ideias – uma prática bem interessante que pode gerar excelentes resultados para empreendedores, sejam individuais ou corporativos.


No decorrer dos capítulos Dornelas fornece orientações detalhadas sobre Plano de Negócios – com planilhas, exemplos, modelos, fontes, como criar, quando usar e como construir. E ainda traz um capítulo para auxiliá-lo em como colocar em prática quando for necessária, a busca de financiamento.


Para finalizar, o próprio autor escreveu em 2001 que “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. Eu afirmo que José Dornelas vai além, pois consegue fazer as coisas acontecerem, mas de forma perene e compartilhada, distribuindo o conhecimento e ajudando a construir um Brasil melhor, hoje e sempre. Sem nenhum medo de errar, vale a leitura!



EMPREENDEDORISMO
Transformando Ideias Em Negócios
Edição Comemorativa de 10 Anos
José Dornelas
Editora Campus, 4ª Edição, 2012
260 páginas