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Inteligência a favor dos negócios



Do encontro entre a Quest Manager e a Curriculum há quase um ano surge agora a Gentis Panel, joint venture que irá atuar no setor de pesquisas de opinião e mercado. Um dos fundadores e atual diretor de marketing da empresa, Guilherme Cerqueira explica que a união das empresas fez com que a Gentis Panel já viesse forte, por ter inteligência de projeto e público disposto a participar. “Somos uma das poucas empresas que tem estes dois itens em grande qualidade. Os mais de dez anos de experiência da QuestManager fornecem inteligência aos projetos e a base da Curriculum oferece milhões de pessoas distribuídas por todo o Brasil, para aplicarmos qualquer tipo de pesquisa de opinião pública às diferentes classes, com segmentação por renda, sexo, idade, formação acadêmica, endereço, estado civil, etc”, revela.

Com 70 colaboradores, a empresa recebeu cerca de R$ 1 milhão de investimento em infraestrutura, contratações, criação de marca e treinamento. A base, composta por 6,5 milhões de cadastros controlados por CPF, é mantida pela Curriculum e, contabilizado-se as entradas e saídas de cadastros, deve ter crescimento de 800 mil novos respondentes por ano. A empresa tem como meta enviar trimestralmente um convite de pesquisa para cada potencial respondente, evitando exaurir os públicos.

Entre os princípios da Gentis Panel está a realização de pesquisas sem remuneração aos respondentes. “Entendemos que, para uma pesquisa ter qualidade, é preciso que o respondente participe porque está interessado em dar sua opinião”, afirma Cerqueira. De acordo com ele, as empresas do setor que trabalham com remuneração padecem de um mal chamado “painelista profissional”, ou seja, pessoas que se cadastram com diversos perfis falsos para ganhar dinheiro respondendo pesquisas. O diretor, no entanto, conta que haverá exceções a serem consideradas, como, por exemplo, o caso de um médico convidado a participar de uma pesquisa. “Se houver uma perda direta para o profissional, que interromperá suas atividades para responder a um questionário, em horário comercial, por exemplo, é conveniente oferecer uma gratificação por esse tempo”, explica.

Outra aposta da empresa está na agilidade para realizar as pesquisas, já que se utiliza de vários canais como telefone, e-mail, SMS e sistema de reconhecimento de voz. “Existem pesquisas que podem ser iniciados e finalizados de um dia para o outro com o uso desses novos canais”, completa Cerqueira.

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