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Líderes da América



A Cidade do México se transformou no palco de celebração às melhores práticas em gestão de clientes da América Latina. Foram 21 empresas e 1 executivo reconhecidos pelas suas iniciativas em sete categorias, com menções Ouro, Prata e Bronze e um Profissional do Ano. O Brasil, no computo final, levou dois troféus de Ouro. Se entre os países o Brasil ficou em segundo lugar pelo volume de troféus, na cola do país anfitrião (oito do México, sete do Brasil, quatro da Colômbia e quatro da Argentina), entre as empresas os grandes destaques foram a Atento que como prestadora de serviços ganhou três prêmios com cases de clientes do Brasil, e contribuição tecnológica pela Colômbia e melhor operação pelo México. Individualmente, entre as empresas, a operação mexicana da American Express foi a grande vencedora.

O evento, realizado no Centro de Convenções Banamex, reuniu a comunidade mexicana no auditório principal do 3º. Global ContactForum, tendo o Brasil representado por um grupo de 22 profissionais. Algumas empresas com operação regional como NET e Gas Natural Fenosa ainda contaram com participantes locais na comemoração e no Jantar de Confraternização, dedicado aos participantes dos quatro países. Para a Netshoes, o momento foi ainda mais especial, além do Ouro, reuniu profissionais que compõe a operação local que a empresa inaugurou. Na avaliação de um dos jurados, os cases brasileiros surpreenderam. “Os cases do Brasil estavam ótimos e de maneira bem singular representaram a pujança e exposição internacional que o País vem ganhando, merecidamente”, justifica Ramón Santoyo, presidente do grupo Telelink e um dos oito jurados de um seleto grupo – foram dois por país – , ao revelar sua satisfação ao ser escolhido para fazer parte do grupo.

A festa de entrega do Prêmio Latam também celebrou a consolidação da Aloic, a Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, presidida por Maria Eugênia García, também presidente do Instituto Mexicano de Teleserviços, o IMT. “Quero agradecer a este grupo de profissionais que se uniu em torno desta celebração, que marca a união dos principais países da América Latina, para reconhecer com ética e profissionalismo os melhores cases em gestão de clientes”, comentou em seu discurso Maria Eugênia, na abertura do Prêmio Latam 2012. A cerimonia também celebra a união do grupo formado há três anos por participantes da Argentina, Brasil, Colômbia e México, iniciado para troca de experiência profissional e intercâmbio de cases para os eventos de cada um dos países.

MODELO CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Organizado como um campeonato regional, o Premio Latam passou por uma fase nacional, onde os cases inscritos venceram em seus respectivos países, ganhando álibi para seguir na concorrência regional. Apenas no Brasil, foram 15 empresas pré-classificadas nos prêmios promovidos pela revista ClienteSA, IRC+, Televendas e o Prêmio de Excelência em Contact Center, o PECC. O grande parceiro local, e origem do maior volume de cases é o Prêmio Nacional de Telesserviços, o Premio PNT, da Associação Brasileira de Telesserviços. Das 15 empresas previamente classificadas, com um total de 21 cases, sete foram classificadas para a finalíssima.

PROCESSO AVALIAÇÃO DOS CASES
Vencida a etapa nacional, os cases dos quatro países foram adaptados a um modelo regional com descrição de processos, índices de resultados e descrição teórica, que foram avaliados por um grupo de oito jurados – reconhecidos profissionais de mercado, sendo dois por país. Mas apenas seis avaliaram os cases, sem considerar de seu próprio país.

 

 


VENCEDORES OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA









































































































Categoria


Empresa


País


Troféu


Melhor Estratégia da Organização


Governo do México


México


Ouro


Coca-Cola FEMSA


México


Prata


Atento com case da Fiat


Brasil


Bronze


Melhor Gestão de RH


Avanza


Colômbia


Ouro


Clienting com case da Linde


Argentina


Prata


Gol


Brasil


Bronze


Melhor Contribuição Tecnológica


American Express


México


Ouro


Paginas Amarillas


Argentina


Prata


Atento


Colômbia


Bronze


Melhor Contribuição em Responsabilidade Social


American Express


México


Ouro


Call Contact Center


Brasil


Prata


Sistem


Colômbia


Bronze


Melhor Operação de Contact Center Terceirizado


Best Day


México


Ouro


Atento


México


Prata


Clienting com case da Telefonica


Argentina


Bronze


Melhor Operação de Contact Center Interno


Gás Natural Fenosa


Brasil


Ouro


BB Mapfre


Brasil


Prata


American Express


México


Bronze


Melhor Estratégia Multicanal


Netshoes


Brasil


Ouro


American Express


México


Prata


Net Serviços


Brasil


Bronze


Melhor Profissional do Ano


Ricardo Duran


Colômbia


Ouro

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