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O marketing sob pressão



O Brasil privado vai bem. Esta é a constatação quando percebemos que, com a estabilidade econômica, as empresas investem cada vez mais e acolhem o desejo de consumo da sociedade. A macro visão da economia brasileira garante a ascensão da classe média, com geração de renda e empregabilidade ascendente.

Desta forma, a competitividade do País é plena, com as empresas posicionando seus produtos ou serviços para o mercado externo e interno. Como se posicionar, portanto, neste cenário, em relação ao consumidor/cliente, cada vez mais exigente nesta operação?

No regime concorrencial, a somatória das competências é demasiadamente realçada. O produto ou serviço deve carregar vantagens competitivas que o diferencie de modo a atender às necessidades do seu comprador. É nesta atmosfera que o profissional e a área de marketing têm vivido. A busca por resultados, atingimento de metas, aumento de share de mercado e valorização da marca são questões colocadas e exigidas no dia a dia da atividade.

A conclusão é que o marketing está sob pressão e, colocado em uma posição estratégica, pode assegurar ou não o bom desempenho das empresas. E será assim, a cada movimento do tablado do xadrez da concorrência.

Desafios não faltam para identificar o ritmo frenético da área de marketing. Superação e pressão com exercício de liderança, espírito de equipe e busca de conhecimento são motivos de aperfeiçoamento para o profissional atento a todos estes conceitos.

Ao bom combate, pois!

Dicas
– A SulAmérica planeja investir mais nas micro e pequenas empresas ocupando o espaço do seguro-empresa neste segmento.

– As 96 empresas mais bem avaliadas em suas respectivas categorias de mercado, estão sendo chamadas para participar, no dia 14/10, em São Paulo, do Fórum Marketing Experience.  O evento realizado pelo Cenam irá discutir temas importantes para os profissionais e anunciará as empresas finalistas do prêmio as Grandes Sacadas de Marketing – 2008.

– A alta competitividade está levando empresas construtoras a utilizarem ações de marketing mais agressivas para fisgarem seus clientes. Viagens, móveis de cozinha e condomínio grátis são alguns dos brindes agregados à compra de um imóvel. Goldfails, Tenda e Company já utilizam esta estratégia.

– A ADVB definiu os vencedores do Top de Marketing – 2008: Banco Volkswagen; Brasil Veículos Companhia de Seguros; Editora Welcome Congonhas; Companhia de Seguros Aliança do Brasil; Fiat Automóveis; Lopes; Masb Desenvolvimento Imobiliário; Nestlé Brasil; Nissan do Brasil Automóveis; Pado; Petrobras; Scania Administração de Consórcios; Unimed-Rio; Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro e Vita Derm.

Lívio Giosa é vice presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e Presidente do Cenam – Centro Nacional de Modernização Empresarial.
E-mail: [email protected]

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