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O produto made in Brasil!



O compromisso de levar o puro espírito do Brasil para o mundo e mostrar a versatilidade que um produto brasileiro pode oferecer ao exterior. Com esses desafios em mente, Marcos de Moraes fundou a Sagatiba, empresa que fabrica uma das cachaças mais consumidas na Europa. Em uma de suas viagens à Europa, Moraes observou que não existia uma empresa internacional que produzisse uma cachaça com a mesma qualidade que o público do exterior estava acostumado. E identificou aí uma oportunidade de mercado para atender essa demanda.

 

“As pessoas consumiam muita caipirinha naquela região, no entanto a cachaça utilizada era tratada como commodity, pois não se sabia a marca contida no drinque. A cachaça tem história e público consumidor já formado, só faltava um produto que tivesse a mesma qualidade dos destilados encontrados no exterior”, lembra Flávio Stadnik, diretor de marketing da Sagatiba. Para conquistar esse exigente mercado, a empresa fez um levantamento de todas as companhias que trabalhavam a cachaça fora do País, e buscou entender o comportamento do público em relação aos destilados. “Vimos que, em determinados países, o consumo é muito forte, e a cachaça é uma bebida muito presente, como é o caso na Inglaterra, onde temos nosso melhor mercado consumidor fora do Brasil”, explica Flávio.

 

A partir desse cenário, a Sagatiba buscou entregar mais do que um simples destilado. Com tantos lançamentos de bebidas, a companhia viu que só teria bons resultados se produzisse algo realmente diferente. “Até porque a cachaça não era um hype, pois existe há 400 anos. Tivemos que desenvolver um produto que tivesse contato com o consumidor e carregasse o “Puro Espírito do Brasil”, sua atitude despojada e positiva, sempre de bem com a vida. Esse é o espírito que levamos a todos os países onde colocamos nossa marca”, conta Flávio. Definido o nome do produto, seu lançamento foi realizado durante a “Brasil 40 graus”, evento que acontece na Selfridges, em Londres. “Nós montamos um quiosque que lembrava as praias cariocas, e o público fez degustações. Tivemos ótima aceitação. A Sagatiba foi um dos destilados mais vendidos na história do evento. Depois disso lançamos o produto na Itália, na Holanda e no Brasil. Hoje, estamos presentes em 17 países, e começamos uma operação nos Estados Unidos”, comemora Flávio.

 

Como chegar ao cliente

Um dos desafios da Sagatiba foi levar o produto a diferentes públicos. Para conquistar o cliente brasileiro, habituado com as várias receitas com cachaça, a companhia investiu no processo de multidestilação, dando maior grau de pureza à bebida. Já para o público estrangeiro, que possui uma cultura de destilados mais forte, a companhia apostou na versatilidade do produto. “O consumidor brasileiro sabe o que é a cachaça e para que serve. No exterior, tivemos que instituir um programa de treinamento para que os barmen aprendessem seus vários aspectos e apostamos em ações de degustação para mostrar o sabor da bebida”, comenta Flávio. Uma figura importante no processo de consolidação da marca é seu embaixador mundial, John Gakuru, que corre o mundo mostrando a versatilidade do produto.

 

Também fez parte da estratégia da companhia campanhas de comunicação junto aos principais veículos de comunicação. Para fortalecer o “brasileirismo” da marca, a empresa contou com a ajuda de Seu Jorge, que cuja representatividade da cultura brasileira é forte na Europa, para narrar o documentário “Puro Espírito do Brasil”. E foi no set de gravação do filme que o cantor compôs uma música chamada Eterna Busca.

 

Como atender o cliente

Como uma empresa que atua internacionalmente, a Sagatiba aposta forte na Internet como meio de comunicação com o cliente. “Como estamos presentes em mais de 17 países, a internet acaba sendo mais prática e viável para os diversos tipos e nacionalidades dos clientes. E porque fazemos contato com países aonde nem chegamos ainda”, destaca Flávio. Através do site o cliente tem dicas de como preparar drinques, além de um guia com os melhores e mais badalados bares das melhores cidades do mundo.

 

A comunicação com o cliente também acontece por meio do SAC, um site próprio localizado no Brasil, onde as mensagens são direcionadas aos setores responsáveis. Outro canal de contato da companhia são os eventos, onde os clientes têm a oportunidade de degustar e conhecer o produto.

 

Abrindo o segmento da cachaça Premium nos Estados Unidos e Europa, a Sagatiba Preciosa alcançou a impressionante classificação de 96 pontos pelo Beverage Testing Institute (BTI), de Chicago. “Apenas 30 destilados na história conseguiram atingir essa pontuação”, orgulha-se Flávio.

 

No Brasil, a marca ainda é nova e não tem a tradição nem o posicionamento de preço de outras marcas. Ainda assim, uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que a marca é a quarta mais vendida em São Paulo e no interior. “Outros produtos também se posicionaram como cachaças Premium, mas isso não é uma ameaça para nós, e quem se beneficia é o consumidor. Nos preocupamos em construir a marca e trabalhamos para liderar a categoria”, esclarece Flávio.

 

A estratégia da Sagatiba agora é solidificar a marca nos países onde está presente, além de conquistar novos mercados. “Queremos buscar novos investidores e distribuidores em outros países, mas o que nos interessa agora é construir a marca de forma sólida e consistente nos países onde já estamos. Hoje, o mercado externo representa 35% para a Sagatiba, mas a intenção é que essa situação seja revertida e que o volume do negócio aumente fora do País”, aposta Flávio.

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