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Qual a política certa para mídias sociais?

A empresa que não se preocupar em criar uma política sólida e bem pensada de atuação nas mídias sociais, permitindo, por exemplo, que os funcionários publiquem opiniões e conteúdos sem controle, corre o risco de prejudicar sua imagem. No outro extremo, algumas organizações temem tanto isso que simplesmente fogem das redes sociais como o diabo da cruz. O problema é que, dessa forma, ficam vulneráveis aos efeitos de mensagens negativas postadas por clientes insatisfeitos ou mesmo por pessoas mal intencionadas.
Segundo John Boudreau, COO e co-fundador da agência digital americana Astonish, o segredo está no equilíbrio, em montar uma política que consiga ser solta o suficiente para permitir mensagens interessantes e criativas capazes de interagir com os consumidores, mas que também sejam rígidas o suficiente para evitar mensagens problemáticas que geram uma imagem ruim na imprensa.
Uma política de mídias sociais bem sucedida permitirá que os funcionários espalhem conteúdo e opiniões por meio das redes, alinhadas com os esforços globais de marketing de sua empresa, assim como entendam o que não é aceitável para publicação. Em artigo publicado no site JeffBullas.com, Boudreau deu algumas diretrizes a serem seguidas (embora ressaltando que, como cada empresa é diferente, cada política de mídias sociais vai ser diferente também).
1. Conheça os seus objetivos. A política irá funcionar melhor e fazer mais sentido para os funcionários se for devidamente alinhados com os objetivos e valores da empresa.
2. Peses suas opções. Todas as opções têm prós e contras. Analise-as cuidadosamente, considerando principalmente a cultura da empresa.
3. Encontre o equilíbrio. Depois de compreender as opções e possíveis resultados, encontrar o equilíbrio certo que funciona melhor para sua empresa com base em sua indústria, tamanho, cultura, objetivos e marca.
4. Defina as diretrizes. Determine os procedimentos, eduque os funcionários sobre a nova política, e aplique-a!
Seja qual for a política a ser adotada, o que você não pode fazer é ignorar as mídias sociais. Elas desempenham atualmente um grande papel na imagem de marca. A instituição de uma política acertada é a melhor maneira de garantir que as redes vão beneficiar sua empresa e não trabalhar contra ela.
Fernando Guimaraes é especialista em marketing de relacionamento e branding.  Atualmente, dirige uma tech startup, a MeuABC. Email: fernando @meuabc.com

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