Um call center para apoiar o projeto Fome Zero

0
2

Atendimento telefônico agiliza Telemprego
A Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo (Sert) inaugura um sistema de atendimento telefônico ao trabalhador – o Telemprego, que funciona com tecnologia de reconhecimento de voz. Desenvolvido pela Unisys e pela Speechway, o Telemprego é integrado ao Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolvido pela Unisys para operacionalizar de forma padronizada, em todo o país, as ações de Seguro-Desemprego, Qualificação Profissional e Intermediação de Mão-de-Obra.


O Telemprego permite ao trabalhador consultar o cadastro de vagas disponíveis no Sigae, ligando para um número 0800. O atendimento é feito através de uma secretária eletrônica interativa, que registra a pretensão profissional do trabalhador e, após consultar o cadastro da Secretaria, informa as vagas disponíveis compatíveis com seu perfil. O serviço também indica o endereço do posto de atendimento ao trabalhador mais próximo da residência do usuário, para que ele possa ser encaminhado à vaga. O sistema tem recebido cerca de nove mil ligações por dia desde o início de suas operações.


A principal vantagem do Telemprego é ser um serviço que fica ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, dispensando o trabalhador de se deslocar até um posto de atendimento para consultar vagas, evitando que o usuário enfrente eventuais filas. Além de desenvolver o projeto de atendimento interativo do Telemprego, a Unisys oferece a hospedagem das informações e serviços como gerenciamento de rede, atendimento e suporte à Sert e também o uso de seu data center, com ferramentas específicas para o gerenciamento da rede e a monitoração dos serviços, que possibilitam ação imediata para qualquer ocorrência no sistema.


All-Delara expande serviço de atendimento
Sempre com o foco no cliente, a ALL-Delara, operadora logística que atua na América Latina, ampliou a atuação de sua central de atendimento (Caall). Com o objetivo inicial de atender a área de granéis, que necessitava do monitoramento constante da carga, a Central de Atendimento ALL/Delara foi expandida para todos os setores e passou a oferecer serviços como monitoramento de cargas e acompanhamento de faturas ou processos de indenização, conforme a necessidade de cada cliente. Como a empresa controla o andamento da carga 24 horas por dia, por meio de sistema GPS instalados nos veículos, qualquer imprevisto é comunicado ao cliente, mesmo fora deste horário. A Caall também vem gerando novos negócios para a empresa, encaminhando clientes para as áreas de desenvolvimento de projetos logísticos e comercial, além de informações sobre abrangência e serviços prestados. A procura pelo serviço cresceu significativamente desde a sua implementação, em janeiro de 2002. O número de ligações aumentou de 180 para 1.800, demonstrando confiança dos clientes, que agora podem obter todas as informações que necessitam por meio de uma única ligação. A pesquisa realizada com os clientes usuários da Caall demonstrou que o índice de confiabilidade nas informações prestadas teve um aumento de 32%.


Conectel aperfeiçoa relacionamento com clientes.
A Conectel, empresa americana com mais de 20 anos de experiência no segmento de paging, que já atua no Brasil há oito anos, instalou um gravador digital de voz, fornecido pela Dialtech Telecom. “Além da segurança para nossos clientes, a gravação da Dialtech é utilizada para aperfeiçoar nosso atendimento. A recuperação da gravação é rápida e eficiente”, afirma Julio Toshiharu Maemura, gerente de operações.


Com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília e em países como Argentina, Colômbia e Venezuela, a Conectel tem mais de 100.000 clientes que são assessorados por mais de 300 operadores, que enviam mais de três milhões de mensagens/mês.


Banco Real quer facilitar a vida do Internauta
Para os interessados em obter um financiamento de imóvel, o Banco Real/ABN Amro Bank disponibiliza na internet novas ferramentas com o objetivo de facilitar a vida do internauta. Os serviços possibilitam o acompanhamento on-line da aprovação de crédito e da avaliação do imóvel escolhido pelo site do banco www.bancoreal.com.br, na seção Empréstimos e Financiamentos/Financiamento Imobiliário.


Depois de entregar a proposta na agência, o cliente pode checar a previsão de término da análise de crédito, a data em que saberá se foi aprovado e os documentos adicionais, se houver alguma pendência na documentação entregue. Com a proposta validada, ele recebe informações sobre a carta de crédito. “Os serviços oferecem comodidade ao internauta, que poderá otimizar seu tempo na hora de obter um crédito imobiliário”, ressalta Nelson Neto, diretor de crédito imobiliário do Banco Real/ABN Amro Bank.


O usuário também pode solicitar na agência a avaliação do imóvel escolhido para o financiamento e consultar na web a previsão de término da verificação em campo, além de conferir o valor em que o bem foi avaliado caso a análise seja deferida. “Com os novos serviços, o cliente terá mais agilidade e tranqüilidade no período de aprovação do crédito”, diz Mirian Favareto, diretora-adjunta da divisão de e-business da instituição. Em janeiro de 2003, o Banco Real/ABN Amro Bank registrou um crescimento superior a 30% nas cartas de crédito originadas pela internet, se comparado ao mesmo período de 2002.


Lello disponibiliza gestão patrimonial on-line
A crescente procura por imóveis como investimento para locação, verificada na cidade de São Paulo a partir do segundo semestre de 2002, trouxe à tona duas questões fundamentais: a segurança e a eficiência das ferramentas de administração imobiliária para aumentar as taxas de ocupação. A Lello implantou um sistema inédito de gestão patrimonial que permite aos proprietários, inquilinos e fiadores acompanharem, em tempo real, via internet, o andamento de todos os seus contratos, contas, extratos, taxas e acordos, sem burocracia ou custos adicionais.


Disponível no site da empresa, www.lello.com.br, o sistema tem por objetivo agilizar o fechamento de novos contratos e facilitar a administração das carteiras imobiliárias na área de locação. O proprietário, além de consultar sua conta corrente, pode verificar sua carteira de imóveis, a rentabilidade do seu ativo imobiliário, acompanhar o andamento dos contratos de locação, dos procedimentos de cobrança amigável e dos processos judiciais.


“O sistema de gestão patrimonial permite, ainda, que locatários possam agilizar o pagamento de aluguéis via internet, emitir segunda via de recibos e checar o contrato de locação do imóvel, além de ter acesso imediato a suas cobranças e acordos em andamento”, explica o diretor da Lello, empresário José Roberto de Toledo. Mensalmente, cerca de três mil pessoas procuram um imóvel para alugar nas nove filiais da Lello espalhadas pela cidade de São Paulo.


O índice de fechamento de contratos, que estava na casa dos 5,5% do total de interessados antes do lançamento do sistema de gestão patrimonial, pulou para a casa dos 7%. “A gestão patrimonial visa ajudar proprietários, sobretudo os detentores de grandes carteiras, a visualizar o status de ocupação de seus imóveis, para analisar a necessidade de melhorar as condições das unidades, auxiliando assim, o seu investimento imobiliário e redirecionando recursos”, conclui Toledo.


Gente
Roberto Waddington é o novo presidente da CBCC. Ele assume com a missão de transformar a companhia na maior referência de contact center no Brasil. Para isso, vai ampliar o investimento em algumas áreas estratégicas como infra-estrutura tecnológica, qualidade e pessoas.


Baseado na premissa de “oferecer soluções, entregar resultados”, o objetivo do executivo é aumentar os índices de rentabilidade e gerar novas oportunidades de negócios para a CBCC. Aos 36 anos, Roberto Waddington possui ampla experiência nas gestões financeira e operacional de empresas. Ex-CEO da Invent, é formado em Economia, com especialização na Wharton University e na Kellog, nos Estados Unidos, onde trabalhou durante três anos na Pepsico. Como diretor financeiro da Arisco, foi responsável pela reestruturação financeira da organização.


A Contax, empresa de call/contact center da holding Telemar, contratou Jackson Valle como diretor de Operações Cone Sul. O executivo tem como desafio maximizar a qualidade e aumentar a produtividade dos serviços oferecidos aos clientes nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. Valle será responsável pela área de tecnologia da empresa e a diretoria de operações. O executivo atuou durante oito anos em empresas do Grupo Unibanco. Recentemente figurou como diretor de operações e atendimento ao cliente do Banco 1.Net e do Investshop. Nestas corporações, foi responsável pelas áreas relacionadas com o atendimento ao cliente. Na Quatro A, Valle atuou como diretor de tecnologia e administração.


A Sitel reforça a equipe comercial, com dois novos gerentes, Clarissa Campos e Maurício Barbosa. Clarissa Campos foi gerente executiva de negócios do Grupo CSU TeleSystems, passando antes pela CBCC, onde atuou durante três anos como gerente de negócios. Maurício Barbosa, com pós-graduação pela BSP/University of Toronto, atuou como gerente de contas na Xerox, TeleTech e T-Systems, justifica ter aceitado o desafio pelo foco, a agilidade, o compromisso com os clientes e a preocupação com os colaboradores apresentados pela empresa. “O mercado está procurando parceiros de negócios que ajudem na redução de custos operacionais com ganho de produtividade, melhoria da satisfação de seus clientes e aumento de receita, que é exatamente o propósito da Sitel. Para manter e otimizar este posicionamento, investimos nos melhores profissionais”, explica Miguel Windt Filho, diretor comercial.


* O economista Márcio Lago Couto é o novo Superintendente Executivo da Anatel. Ele é formado em Economia com especialização na área financeira, tem mestrado em Engenharia de Produção pelo Centro de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Foi consultor da FGV Consulting em projetos de reestruturação, com trabalhos desenvolvidos para a Central Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e para empresas do Grupo Accor. Foi professor de pós-graduação nas áreas de Planejamento Estratégico e Finanças nos cursos lato sensu da Coppe/UFRJ, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


Há 14 anos na Air France, Maria Esther Tovar assume o cargo de gerente da Central de Reservas Unificada da Air France para o mercado brasileiro, ligada diretamente ao diretor-geral da companhia no Brasil, Francis Richard. Esther iniciou sua carreira na Air France em 1989, quando começou a trabalhar como secretária de marketing e diretoria de relações exteriores. Atuou como secretária da diretoria comercial Brasil (1991/1992), agente comercial no atendimento do setor de reservas (1992/1997) e, a partir de 1998, gerente de reservas Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades como o gerenciamento e análise dos estoques de lugares nos aviões AF linha Paris / Rio de Janeiro / Paris (Yield Management).


A EDS Brasil tem novo executivo de vendas para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo região Nordeste e Distrito Federal. Ricardo Bigio reforça o time de vendas da companhia e terá a missão de estreitar ainda mais o relacionamento da EDS Brasil com os atuais e futuros clientes. Bigio estará diretamente ligado à nova direção comercial da EDS, que foi recentemente reforçada com a vinda de José Carlos Sampaio, como Client Sales Manager para a América Latina Sul, Carlos Guimarães, como Client Sales Executive, e Sebastião Burin, como diretor de contas.


O ex-presidente da Avaya, Carlos Costa Pinto, é o novo diretor geral do Brasil, substituindo Horácio Ramirez, promovido a vice presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios da MetroRED Telecom Group Ltd. “Carlos é um profissional reconhecido na área de telecomunicações no Brasil, possuindo um excelente histórico profissional”, de acordo com Paul Mucci, presidente e CEO da MetroRED Telecom Group Ltd.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVamos ser mais práticos?
Próximo artigoUm novo perfil à vista?