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Um relacionamento de muitas facetas



Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas garimpam as melhores oportunidades de comunicação corporativa para se destacar. Uma das opções mais eficazes é o relacionamento com a imprensa, que exige dedicação, treinamento e empatia. Para facilitar a vida dos gestores e executivos, a doutora Luciene Lucas convocou um time de craques para analisar a relação com a imprensa por vários ângulos. O resultado pode ser conferido no livro Media Training.
Primeiro, o jornalista Nemécio Nogueira apresenta a sua visão corporativa deste relacionamento. Tendo atuado como diretor em grandes empresas e presidido conselhos regionais de Relações Públicas, ele passa uma sólida experiência na agregação de valor às marcas pela divulgação jornalística, também aborda necessidades de investimento, o desempenho institucional e os interesses dos stakeholders na governança corporativa.
E o que fazer depois que você vira “fonte”? O jornalista e empresário José Luiz Schiavoni propõe um guia prático de sobrevivência na mídia. O relacionamento é uma arte que consome tempo e requer um amplo conhecimento dos princípios que alimentam a dinâmica da comunicação corporativa. A proposta final contém um manual que contempla o decálogo da boa comunicação com a imprensa, dicas para o momento da entrevista e exemplos do que não fazer.
A organizadora do livro, Luciene Lucas, chamou para si a responsabilidade em um dos temas mais difíceis na relação com a mídia: a comunicação de crise. Ela apresenta uma abordagem pró-ativa sobre como reduzir os riscos e o impacto nos momentos de crise, bem como potencializar este relacionamento. Saber-se vulnerável é apenas o primeiro passo para uma reação adequada nestes momentos aos quais todas as empresas estão sujeitas.  Luciene apresenta os principais equívocos na condução de crises e dá conselhos de como sobreviver ao olho do furacão.
Já o professor Ricardo Freitas trata das particularidades da comunicação com a imprensa para gestores públicos. Apesar de muito específico, este capítulo permite traçar algumas analogias sobre a necessidade de municiar a imprensa com informações atuais e precisas sobre diversos assuntos do cotidiano.
A jornalista Vera Dias, hoje executiva de comunicação, decifra a necessidade de uma agenda flexível. Sim, porque planejar atividades de relacionamento contínuo requer tempo, atenção e disponibilidade. Ela aborda ainda um tema muito discutido no mercado: a integração do marketing e das relações públicas. Segundo ela, a comunicação de marketing e a comunicação com a imprensa podem até ser complementares, mas são totalmente diferentes.
Formada em relações públicas e marketing, Renata Utchitel explora a definição, a relevância e a utilização de uma das ferramentas de comunicação mais conhecidas: a Coletiva de Imprensa. Como o tamanho da notícia será sempre proporcional ao impacto que esta causa em seu público-alvo, exige-se muito critério na hora de convocar uma coletiva e a autora apresenta diversos exemplos e um passo-a-passo bem detalhado de cada etapa.
Na linha do aperfeiçoamento, a jornalista Beatriz Thielmann trata de um assunto extremamente importante para executivos de empresas de consumo e gestores públicos. A presença do executivo na TV é muito importante pelas informações indiretas transmitidas por este veículo. O entendimento do tempo na TV, de como falar, a importância do vestuário e os riscos do off são os principais atalhos para evitar deslizes.
Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que a opinião de quem está do outro lado do balcão. Mestre em comunicação, Janete Oliveira sintetiza a visão dos jornalistas que estarão expostos ao resultado final deste treinamento.
Atualmente, ninguém mais tem dúvida de que a relação com a imprensa não é apenas indispensável para o sucesso das empresas, como de fato agrega valor a estas e suas marcas. O livro Media Training apresenta uma série de sugestões testadas e aprovadas por quem mais conhece assunto: os próprios jornalistas.
E lembre-se: as empresas não têm voz própria. Elas só falam pelas bocas de seus executivos. O comportamento da empresa como entidade que atua na sociedade e gera impactos é essencial na construção de uma reputação saudável. Sendo assim, o resultado será o melhor possível com treinamento adequado. Sem dúvida, este livro é um ótimo ponto de partida.

Marco Barcellos é diretor de Marketing da Cisco Brasil. E-mail: [email protected]

Livro: MEDIA TRAINING – Como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa
Organizadora: Luciane Lucas
Editora: Summus Editorial – 2007
Páginas: 190

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