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Uma noite de reconhecimento



Um reconhecimento às melhores práticas nas relações de consumo. Assim pode ser resumida a noite de festa do Prêmio Nacional de Telesserviços, o mais prestigiado e valorizado da atividade no País e plataforma para o Prêmio Latam. A Associação Brasileira de Telesserviços, a ABT, teve o maior número de inscritos nesta 5ª edição do Prêmio PNT, que tem a parceria estratégica da revista ClienteSA. Foram 227 inscritos, em um processo que durou praticamente seis meses até chegar as 29 empresas, com 65 cases vencedores, dos quais 11 que foram Destaque carimbaram o passaporte para concorrer, em 2013, ao Prêmio Latam, competindo com companhias da Argentina, Colômbia e México.

“Esse prêmio é o reflexo da profissionalização e da maturidade do setor no País. Além de demonstrar a permanente busca pela excelência na prestação dos serviços”, afirma o presidente da ABT, Jarbas Nogueira. A representatividade foi garantida com representantes do governo federal. Quem esteve presente foram Nelson Henrique Barbosa Filho, Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Maria do Rosário Nunes, Ministra de Estado Chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, e Eleonora Menicucci, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Os 65 cases premiados, que tiveram seus nomes anunciados após três dias de julgamento realizado na sede da ABT por uma equipe de 39 profissionais, especialistas do setor e convidados especiais da organização do evento. Além deles, três mestres da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, também ajudaram a escolher os concorrentes da categoria “Reconhecimento Acadêmico” e “Comunicação Interna e Externa”. Todo o processo de apuração dos votos foi acompanhado pela Ernest & Young Terco Auditores Independentes S.S.

O PNT teve como grandes vencedores a Contax, que recebeu 11 troféus, sendo dois de Destaque, e a Tivit, que levou 10, sendo três de Destaque. Também foram premiadas ABS Brasil, Alert Brasil, Algar Tecnologia, Almaviva do Brasil, Atento, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Call Contact Center, Citibank, Comunix, Cooperforte, CSU Contact, G4, Gas Natural Fenosa, Gol, Grupo Provider, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Home Agent, Net, Netshoes, Proxis Contact Center, Souza Cruz, Sykes do Brasil, Tellus, Tracbel, Veganet e Wittel.

Para o diretor de canais digitais do Bradesco Dia & Noite, Luca Cavalcante, iniciativas como o PNT são essenciais para o mercado. “São ótimas oportunidades para conhecer as melhores práticas de relacionamento com o cliente, além de obtermos publicamente reconhecimento pelos esforços em busca da excelência e aprimoramento constante”, avalia o executivo.

Passaporte carimbado
Além de contemplar as organizações classificadas em diversas categorias, inclusive a de Melhor Campanha Publicitária na revista ClienteSA, tendo a Interactive Intelligence como vencedora, na ocasião também foram anunciados os vencedoras do Troféu Destaque, que garante a participação no Prêmio Latam, ação de reconhecimento internacional das melhores práticas do mercado criada pela Aloic, Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, que é formada pela Grube Editorial, que edita a revista ClienteSA, com participação especial da ABT (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México).

Ao todo, foram 11 companhias reconhecidas com o Troféu Destaque. São elas: Contax, Netshoes, Tivit, Citibank, Comunix, NET, Atento, Gas Natural Fenosa, Grupo Provider, Gol e Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Todas têm motivo dobrado para comemorar, afinal, além do reconhecimento, também conquistaram um passo importante: a internacionalização. “Os cases trazem como resultado um marco na evolução da qualidade empresarial”, afirmou o diretor executivo da ABT e coordenador geral do Prêmio, Carlos Umberto Allegretti, durante a premiação.

O Prêmio Latam será realizado em 2013 na cidade de Bogotá, na Colômbia, durante o 10º Congresso Andino de Contact Center & CRM e o 2º Fórum Internacional de BPO, reunindo competidores brasileiros, argentinos, mexicanos e colombianos. “A premiação oferece a oportunidade de divulgarmos ainda mais o belo trabalho que o nosso setor faz e a importância dele para o desenvolvimento do Brasil”, ressalta o diretor de call center da NET, Celso Tonet.

Mais estrelas para a noite
Além de premiar as empresas e cases vencedores, a ABT também homenageou com o troféu “Destaque Especial” Nelson Henrique Barbosa Filho, Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Maria do Rosário Nunes, Ministra de Estado Chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, e Eleonora Menicucci, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Todos foram reconhecidos por contribuição para o desenvolvimento da atividade de telesserviços.

O Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho, reinterou a importância do setor de telesserviços para a geração de empregos, principalmente para jovens que encontram nesta área a oportunidade do primeiro registro formal. “Para mim é uma honra receber esse prêmio. Ele simboliza a importância do governo federal para o setores de telesserviços e de tecnologia da informação.”

A Ministra de Estado Chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, foi representada na entrega do troféu pelo Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, que ressaltou a importância do setor de telesserviços e a vocação da atividade para a responsabilidade social. “O reconhecimento da ABT, para a central de atendimento da Secretaria de Direitos Humanos, prestigia uma nova concepção de desenvolvimento social e econômico que o Brasil traz para o futuro”, avalia Teixeira.

Finalizando a série de homenagens, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, renovou os agradecimentos à ABT e às contribuições do telesserviço para os trabalhos da central de atendimento para denúncia de violências contra a mulher e tráfico de pessoas, trabalho que foi desenvolvido em parceria com a Polícia Federal.

“Vinte e cinco anos e é só o começo”
Assim disse o presidente da Associação Brasileira de Telesserviços, Jarbas Nogueira, ao mencionar o 25º aniversário da instituição comemorado neste ano. A entidade que passou por fatos marcantes e situações curiosas, foi  fundada em 22 de setembro de 1987, a partir dos ideais de alguns pioneiros do telemarketing da época.

Criada para promover o desenvolvimento e o aprimoramento das atividades do setor no Brasil, a associação não poderia deixar de defender os interesses do mercado de telesserviços e de mencionar alguns fatos durante a cerimônia. O presidente da ABT, Jarbas Nogueira, destacou avanços obtidos pelo mercado de telesserviços com o apoio do governo federal, como a desoneração da folha de pagamento. A medida passou a ser aplicada a partir desde ano, como parte do programa Brasil Maior anunciado pela presidente Dilma Rousseff. “A ação mostra o reconhecimento da importância do nosso setor para a economia e para a sociedade brasileira por parte deste governo”, afirma.

O presidente da ABT também enfatizou a importância da aprovação no Congresso Nacional de um marco regulatório para a terceirização, que traga segurança para as empresas e funcionários para que o setor possa atrair os investimentos e gerar empregos. “Geramos empregos, somos responsáveis pelo crescimento da economia e temos responsabilidade social, então, nada mais justo do que, do ponto de vista político e econômico, que o nosso setor tenha incentivos para o desenvolvimento”, conclui Nogueira.

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