O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Você está louco!

Capitalista e administrador de empresas, mas também aventureiro e turista profissional. Este é Ricardo Semler, um predestinado ao sucesso. Ele que influenciou tanta gente com seu primeiro livro, volta agora para repetir a dose. “Você está louco!” é uma compilação de histórias fascinantes deste paulistano contestador e inquieto, de idéias brilhantes e sempre em busca de algo mais. Uma obra magnífica com casos e idéias que explicam seu falso sumiço por 18 anos.
 
“Dickie” foi jornalista panfletário e um ex-roqueiro esforçado, mas nem tanto como aluno. Já trazia no DNA familiar a combinação de ousadia e aventura. Seu primo Joel se uniu a um amigo yuppie para organizar o maior festival de rock de todos os tempos – Woodstock. Uma mistura de audácia e irresponsabilidade que serviu de exemplo para os futuros passos do jovem Ricardo. Bons relacionamentos e uma tentativa de independência o levaram à presidência da empresa de seu pai, a Semco.
 
O início da sua gestão à frente da Semco foi muito difícil. Uma empresa com 110 pessoas e cinco clientes que estava sob risco de crise no setor naval. Para não sucumbir aos esquemas existentes de relações dúbias com parceiros e clientes, Ricardo demitiu em uma única sexta-feira, 22 diretores e gerentes. Tomou as rédeas da empresa e mudou a história da organização.
 
Com a empresa enxuta, ampliou os negócios com fusões e aquisições. A partir daí, começa a trajetória de um novo estilo democrático de gestão, que veio à tona com a decisão de escrever seu primeiro livro. “Virando a própria mesa” conta as suas primeiras e bem-sucedidas experiências na Semco.
 
O sucesso da obra trouxe junto à mídia os primeiros convites para as disputadas palestras de Ricardo Semler. Começou a escrever para jornais e pilotou um programa semanal de entrevistas na Rádio Eldorado. Esteve muito próximo ao glamour da TV, mas sentiu que estava se desviando do seu propósito inicial. Colocou a viola no saco e foi trilhar novos caminhos longe das câmeras.
 
Em suas buscas por respostas, Ricardo sempre foi encontrá-las em diferentes contextos. E o livro narra várias destas experiências inusitadas. Na África, viajou pela Caravana do Sol e conheceu a força dos ventos do Saara. Em outra passagem, o autor foi buscar a luz refazendo o caminho de Marco Polo, entre aventuras e desventuras na Índia, Tibete, Nepal e China. Escalando montanhas ou buscando o equilíbrio interior, ele sempre desafiava seus próprios limites.
 
No cenário político, o livro cita as lições aprendidas com o caos criado pelo nosso ex-presidente “Caçador de Marajás”. Em 1992, Ricardo mapeou a cidade de São Paulo e seus problemas crônicos. Arquitetou um plano audacioso e apartidário de administração cooperativa. E apesar do apoio de tucanos famosos, como FHC, desistiu de sair candidato à prefeitura da cidade pelo PSDB. Que pena!
 
Após essa decisão, Ricardo escreveu a versão em inglês do “Virando” e ampliou seu sucesso como escritor e palestrante pelos quatro cantos do planeta. O livro foi lançado nos EUA com o nome “Maverick” e transformou Semler em uma celebridade mundial. No Japão, o livro ficou em segundo lugar em vendas, perdendo apenas para o fenômeno Harry Potter. Passou a dividir o palco com figuras como Steve Covey, Lee Iacocca e George W. Bush. Virou definitivamente um cidadão do mundo.
 
Um sério acidente automobilístico quase interrompe essa carreira brilhante. Mas a sua perseverança sempre foi recompensada na dose certa de sua dedicação. Para quem foi dado como morto, ele nos mostra que a chance de recuperação é uma dádiva. Isso talvez explique seus projetos humanitários, como a incrível Escola Lumiar, a Fundação Semco, o Instituto DNA Brasil e o Habitat dos Mellos. Ao semear dúvidas sobre o que fazemos e porque fazemos, ele nos faz acreditar que todos podemos mudar para melhor esse mundo em que vivemos.
 
O último capítulo “E agora?” parece desafiar o leitor. Sugiro começar com esse livro, uma overdose de vida que o ajudará a balancear a vida pessoal e o trabalho. Afinal, já sabemos enviar e-mails no domingo à noite, mas ainda não aprendemos a ir ao cinema na terça-feira à tarde. Siga este exemplo até chegar à conclusão que você também já está louco. Graças a Deus!
 
Marco Barcellos é diretor de Marketing da Cisco Brasil. E-mail: [email protected]
 
Ficha
Nome: Você está louco!
Autor: Ricardo Semler
Editora: Rocco
Páginas: 255

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima