Você sabe identificar onde está o sucesso?

0
1
Ser ou não ser? Na verdade, ser ou estar, essa é apenas uma das várias questões do livro de estréia de um dos 200 headhunters mais destacados do mundo. Segundo a revista The Economist, Roberto Wong merece esse título pelo seu genuíno interesse nas pessoas. Você poderá comprovar em “O Sucesso Está No Equilíbrio” o mesmo talento enquanto esteve presidente da Korny Ferry.
 
Tricultural, assim define-se nosso autor, pela fusão das culturas ocidentais e orientais, com um tempero bem brasileiro. E sobre a qual ele criou um modelo de trilogias. E como todo o livro tem este enfoque, o prefácio é uma obra de arte a seis mãos. Depoimentos de Viviane Senna, Roberto Setúbal e a emocionante história de Carlos Alberto Júlio. Uma leitura envolvente e inspiradora.
 
Nascido na China pré-comunista, Robert Wong é brasileiríssimo e já começa com uma aula ao dividir o livro com o leitor. Afinal, a sabedoria não é um privilégio dos sábios. Ela brota naturalmente no casamento da teoria com a prática. Quando assimilamos uma informação e realizamos assim o seu potencial, transformamos em conhecimento. E somente quando tiramos lições de acontecimentos e eventos durante a vida, isto vira experiência. A sabedoria nasce da mágica combinação do conhecimento teórico com a experiência prática.
 
A trilogia essencial forma a nossa identidade social pela combinação da nossa parte masculina, feminina e da criança que fomos. Dar voz ao nosso “eu” virou um grande desafio pois perdemos a ligação com essas características que nos sustentam.  Para recuperar nossa plenitude, devemos liberar a criança que existe em nosso interior. A nossa alma infantil é abafada pelos diversos “nãos” acumulados em nosso amadurecimento. E a vida vai perdendo a graça sem o riso infantil que deixamos para trás. Nascemos sábios, mas vamos desaprendendo pelo caminho.
 
Se você se entregar ao tempo presente, e se mantiver integrado à sua família e ao seu círculo social, você será sábio e criativo. E se tornará uma referência de mudança. Segundo o autor, esse é o fator WOW. Através do equilíbrio e do próprio sucesso, você servirá de suporte para mudar o mundo. Para tornar-se um ser humano extraordinário, no real sentido da palavra, você precisa acrescentar o fator WOW à sua vida. E os frutos serão colhidos por todos ao seu redor. Este é o seu papel na ciranda do Universo.
 
A obra discute as diferenças entre o normal e o natural. Ao fixarmos códigos baseados nos aspectos visíveis da civilização ocidental, criamos uma armadilha para nós mesmos. Nos tornamos reféns de regras sociais e perdemos a intensidade dos relacionamentos humanos. Ao invés disso, temos a alternativa de seguir as leis da natureza, ou seja, ser natural. Recuperar assim, a espontaneidade com palavras sinceras e transformadoras. Olhos nos olhos, e sempre com atitudes autênticas.
 
O livro segue discorrendo sobre as trilogias da vida e importância da nossa saúde. Ensina como montar uma plataforma de lançamento e se deixar levar pela esperança. Tanto no lado profissional, mesclando trabalho, carreira e promoções, quanto na vida pessoal e na criação plena dos filhos.
 
Na teoria dos “3 Cs” – a Comunicação, o Comprometimento e a Confiança, quando vestimos ao mesmo tempo essas camisas, nos tornamos homens e mulheres de fé, tanto na empresa, na comunidade ou em casa. Mas lembre-se que você será avaliado não apenas pelo que fala, mas principalmente por seus atos e pelo seu comportamento.
 
A vida nos ensina que os cargos e crachás são apenas alegorias no nosso desenvolvimento pessoal. Nosso caminho natural é a evolução, o crescimento e, com ajuda de obras como essa, a busca da iluminação. Parece contraditório, mas para ser uma pessoa que desequilibra, ou seja, que faz a diferença, o segredo é a busca constante do equilíbrio. E em suas três dimensões: corpo, mente e espírito. Desta forma, você encontrará o sucesso na sua vida profissional, familiar e emocional. Compartilhar é um ato de amor e esse livro é uma entrega incondicional a esta busca constante da sabedoria. Por isso, deixo aqui registrado o meu “muito agradecido”, professor Robert. Três vezes WOW!
 
Marco Barcelos é diretor de Marketing da Cisco Brasil
 
Ficha técnica
 
Nome: O sucesso está no equilíbrio
Autor:  Robert Wong
Editora: Campus – 2006
Páginas: 225