Este domingo, 26 de fevereiro, marca o décimo aniversário da morte de Bob Stone, um dos mais importantes profissionais do Marketing Orientado por Dados de todos os tempos. Juntamente com Aaron Adler, fundou e dirigiu a Stone & Adler, uma das agências que mais contribuíram para mudar a visão que o mercado tinha sobre o Marketing Direto e pavimentaram a estrada que trouxe a disciplina para seu atual patamar de reconhecimento entre os anunciantes e os praticantes de todas as atividades de marketing.
“Bob e seu sócio, Aaron, mudaram a maneira como as grandes corporações – até então clientes apenas das agências de publicidade – passaram a enxergar o Marketing Direto”, disse Ron Jacobs, presidente da Jacobs & Clevenger, Chicago. Bob e sua equipe foram responsáveis, por exemplo, em um trabalho conjunto com a AT&T, pela popularização do número 0800, um recurso que revolucionou o telemarketing e a venda direta por TV e rádio. Além da AT&T, a Stone & Adler atendeu clientes como Amoco Oil, Allstate, HP e Sears.
Bob tinha 88 anos quando faleceu, mas continuava na ativa, principalmente como educador, mentor e autor de livros fundamentais para a formação de várias gerações de profissionais de Marketing Direto, Marketing de Relacionamento, Marketing de Fidelidade e outros nomes pelos quais era conhecido o que hoje se denomina Marketing Orientado por Dados. Entre suas obras, destaca-se “Successful Direct Marketing Methods”, que é conhecido como “a Bíblia do Marketing Direto”. A obra vendeu mais de 250 mil exemplares, um feito notável para uma obra técnica, voltada para um nicho tão específico.
A “Bíblia” do Bob Stone foi traduzida para dez idiomas. A edição em português foi publicada em 1992, com tradução da Souza Aranha, que também editou o livro em parceria com a Editora Nobel. Na ocasião do lançamento, Bob veio a São Paulo e dirigiu um seminário de um dia, patrocinado pela ABEMD e pela Souza Aranha, com a presença de centenas de profissionais brasileiros, entre praticantes de marketing direto e diretores de marketing de grandes empresas.
As lições do mestre continuam atuais. As técnicas e métodos que ele criou ou consolidou, mesmo com o surgimento dos canais e mídias digitais, ainda hoje têm uma eficácia indiscutível. Como exemplo conceitual disto, veja a definição de Marketing Direto de Bob Stone ajustada, que está no regulamento do Prêmio ABEMD – “Marketing Direto ou Marketing de Dados ou Marketing Orientado por Dados, é um sistema que utiliza uma ou mais mídias ou canais de comunicação com o objetivo de gerar retornos avaliados através de mecanismos de mensuração, gerando uma base de dados relacional.”
Fonte: Portal Abemd