A Microsoft ganhou 5x mais dinheiro com Android do que com Windows Phone 7

A história fica ainda mais estranha quando você fica sabendo que os parceiros da Microsoft lançaram 10 celulares com Windows Phone 7 desde o lançamento da plataforma. Já o número de celulares com Android da Microsoft atingiu a fenomenal quantidade de… zero!

Então, como é que…? Calma, a gente conta.

Acontece que em abril de 2010 a Microsoft e a HTC se envolveram em uma pequena batalha legal sobre algumas patentes que a Microsoft alegava que a HTC estava infringindo em seus celulares com Android. A briga nunca evoluiu para uma ação formal, porque a HTC ofereceu um acordo: pagaria um fee de licença no valor, segundo Walter Pritchard, analista do Citi, de 5 dólares por aparelho.

Ao mesmo tempo, a Microsoft estava licenciando sua plataforma Windows Phone 7 para outros fabricantes a um custo que se acredita de 15 dólares por equipamento.

Da última vez que publicou números, a Microsoft disse haver vendido 2 milhões de licenças da Windows Phone 7. Dois milhões multiplicados por 15 dólares dá 30 milhões de dólares.

A HTC, enquanto isso, vendeu aproximadamente 30 milhões de celulares com Android. E 30 milhões multiplicados por US$5 dá 150 milhões de dólares!

Está aí. Sem fabricar um simples celular com Android, a Microsoft arrecadou cerca de 150 milhões de dólares com a plataforma. E isso só com o seu negócio com a HTC! É perfeitamente imaginável, porém, que ela tenha feito negócios similares com outros pesos pesados que estão usando Android (Samsung, LG…). Nesse caso…

Fonte: mobilecrunch.com