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A chave do segredo do marketing no Facebook

Por jeffbullas 

Você lembra quando planejava aquelas ferias em uma praia tropical? Você pesquisou na Internete, descobriu as fotos estonteantes de resorts românticos em lugares distantes e sonhou escapar dos céus cinzentos e do dia a dia aborrecido?

Depois de semanas e meses lendo críticas e pesquisas meticulosas, o poder de sua imaginação torna-se tão forte que você quase pode sentir o odor do mar, ter a sensação de areia limpíssima entre os dedos de seus pés e o sabor de uma piña colada geladíssima enquanto observa o sol se por por trás da lagoa de águas cristalinas.

Muito frequentemente, no entanto, há um hiato entre o sonho e a realidade que leva ao desapontamento. Quando você chega no destino dos seus sonhos, a praia não é tão branca, a água da lagoa parece mais com a água da sua torneira e eles não sabem fazer aquele coquetel.

Marketing via Facebook parece sofrer de um destino similar: a percepção não é igual à realidade.

Percepção versus Realidade

Um recente estudo do IBM Institute for Business Value descobriu que muitas empresas pensam que a principal razão pela qual os consumidores visitam a página do Facebook delas é porque ele sentir-se parte de uma comunidade. Isso incluiria descobrir novos produtos e dar opiniões sobre produtos e serviços.

A realidade é um tanto diferente, de acordo com a pesquisa, que mostra que os consumidores dizem que

“Obter valor tangível é a maior razão pela qual interagem com uma empresa”.

Estudo IBM sobre Facebook
Hiato de percepção. Observe a colocação do item ´descontos´ nas colunas Consumidor e Empresa

Mas o que é Valor Tangível?

No final do dia, os consumidores interagirão com o seu negócio se sentirem que se beneficiarão dele. Não é ciência avançada e no final do dia o princípio “KISS” (Keep it Simple Stupid) determina que o seu consumidor realmente está apenas interessado no que tem aí para ele. Lembre-se, não é sobre “você”, é sobre o seu consumidor.

Valor tangível pode incluir

  • Receber descontos
  • Obter um cupom
  • Comprar

Fornecer esse valor é o que seu consumidor quer de você.

A Oportunidade

A oportunidade e a boa notícia desse estudo para as empresas é que você pode monetizar as mídias sociais. As pessoas estão querendo transacionar no Facebook. O Social commerce está se tornando uma realidade e os consumidores estão ansiosos por isso.

Obter aquele valioso ROI de suas propriedades em redes sociais não é mais um sonho, mas uma realidade que pode ser produzida se você estiver escutando seu consumidor e oferecendo um benefício.

Um estudo de caso de valor tangível no Facebook

Cold Stone Creamery é uma franqueadora de sorvetes que opera com 1.500 lojas em 16 países. Seu programa eGift, no Facebook, é um exemplo de social commerce que fornece benefícios tangíveis aos seguidores que enviam presentes aos amigos.

A meta é não apenas fornecer o benefício ao consumidor mas garantir impacto mensurável às vendas nas lojas.

Cold Stone Facebook fanpage

Na página da Cold Stone’s Creamery os consumidores podem fazer o seguinte:

  • Selecionar um ou mais amigos para enviar presentes
  • Escolher o produto que gostaria que seus amigos recebessem
  • Acrescentar uma mensagem pessoal
  • Realizar um processo de checkout seguro

O destinatário recebe uma mensagem no Facebook message ou um email com o eGift e o código de resgate e pode pegar seu presente, inclusive escolhendo o sabor, em qualquer uma das lojas da Cold Stone nos EUA.

Resultdado: em poucas semanas, a eGift registrou milhares de dólares em vendas incrementais em suas franquias.

A chave do segredo, portanto, é produzir benefícios tangíveis para seu consumidor via Facebook. Lindas fotos e conteúdo envolvendo é sempre bom. Motivar as pessoas a “curtir” sua página é também importante, mas no final do dia aqueles descontos e vouchers que podem ser obtidos em sua página do Facebook é o que funciona de verdade.

Mantenha isso na mente ao planejar sua página do Facebook e sua campanha de marketing.

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