Pesquisa: a economia compartilhada é realmente tão popular?
A economia compartilhada, “sharing economy”, está na “crista da onda”, pois os consumidores estão buscando alternativas aos serviços e negócios tradicionais. Mas, da mesma forma que outras “buzzwords”, pode haver um hiato em relação à realidade. Dependendo da definição que se dê ao termo, pode ser uma atividade que envolve a maioria — ou um nicho. Ao se ouvir a expressão, pensa-se logo em Uber e Airbnb, mas o fato é que o mercado é bem variado e profundo — e os “players” mais conhecidos não são necessariamente os mais significativos, como sugere um relatório de maio de 2016, do Pew Research Center. Por exemplo, 50% dos adultos entrevistados disseram ter comprado online bens usados ou de segunda mão em site como Etsy, Pinterest ou até Ebay. São sitas que permitem que as pessoas se conectem para comprar os produtos que querem sem precisar passar por um varejistas tradicional – mas não são o que vêm à mente em primeiro lugar quando se fala em economia comparrtilhada. Outro bom exemplo é uma empresa chamada StubHub, onde quem tem ingressos pode revender seus assentos a outros – 28% dos entrevistados disseram ter usado esses serviços. Comparativamente, apenas 15% dos entrevistados disseram ter usado os apps tipo Uber, um número que não reflete a repercussão do assunto. E um número menor ainda usou um serviço do tipo do Airbnb. Fonte: eMarketer
Facebook está próximo de colocar anúncios no Live
Alguns sites e criadores já estão fazendo dinheiro, ao usar o Facebook Live, pois a rede social está lhes pagando. Mas o Facebook não pretende pagar a todo mundo. Por isso, se ele quer que todo mundo – particularmente celebridades digitais e sites que estão acostumados a ganhar dinheiro com seus vídeos no YouTube – use o Facebook Live, em algum momento terá que encontrar uma maneira de ajudá-los a gerar sua própria receita. E, aparentemente, é o que está ocorrendo. Na quinta-feira, 23/6, no VidCon, a versão do Comic-Con para a indústria de vídeo digital, Ana Kasparian, da rede de notícias em vídeo The Young Turks, perguntou à chefe de produtos de vídeo do Facebook, Fidji Simo,quando eles iriam lançar uma maneira de os criadores ganharem dinheiro com seus fluxos no Facebook Live. Simo não respondeu diretamente, mas indicou que anúncios estão a caminho. “O que você pode esperar de nós nos próximos meses é a experimentação de muitos modelos diferentes que vão ser adequados para determinados criadores de determinados formatos e tentar descobrir o que funcional, mas realmente explorar uma variedade de coisas”, disse Simo. Fonte: Marketing Land