A semana que passou: Itaú+Credicard, Viovarejo-Família Klein, Petrobrásx2.

A principal notícia não está confirmada: a Folha de S. Paulo noticiou que a aquisição da Credicard teria sido fechada com o Citi. A operação será anunciada, ainda segundo o jornal, nesta semana. A operação surpreendeu pelo valor: se confirmada, ela indicará o pagamento de três vezes o valor de mercado da companhia. A Credicard tem cerca de 7 milhões de cartões de crédito, sendo responsável por cerca de 4,5% das operações feitas pelos brasileiros no exterior. 

Ou a principal notícia seria esta? A família Klein, fundadora da Casas Bahia e sócia do Pão de Açúcar na rede de eletroeletrônicos Viavarejo, comunicou na sexta-feira que pretende vender suas ações. A carta, assinada por Michael Klein e endereçada às diretorias do Pão de Açúcar e da Viavarejo, pede que a empresa tome “todas as atitudes necessárias” para a venda de 53.781.298 ações da família – e chega a indicar o banco coordenador da oferta, o Bradesco BBI. Um desfecho surpreendente, considerando que, nas negociações entre os Klein e o Casino, a família sempre se declarou “parte compradora”.

Ainda na linha da surpresa, Graça Foster, presidente da Petrobras,  na terça-feira, durante uma palestra em Houston, nos Estados Unidos, afirmou que a empresa vai dobrar de tamanho até 2020. Segundo ela, a produção brasileira de petróleo saltará de 2,2 milhões de barris equivalentes por dia para o patamar de 2,7 milhões nesse prazo. “Não há dúvida de que os resultados são fruto dos investimentos da companhia, que cresceram 21,5% ao ano desde 2000 e atingiram US$ 42,9 bilhões em 2012”, disse Graça. Os críticos da empresa, ultimamente tão ativos, recolheram-se ao silêncio.

Mais surpresas. Fundador da Semp Toshiba  volta ao comando da empresa. Aos 83 anos, Affonso Brandão Hennel reassumirá a presidência da companhia, afastando o filho, atual presidente. Ele reassume a cadeira depois de um afastamento de 13 anos. Durante sua ausência, a Semp Toshiba perdeu participação de mercado, sendo afetada por problemas de gestão e aumento da concorrência. 

No campo das mídias sociais, tivemos movimentos no YouTube: a rede lançou seus Paid Channels, canais pagos. Segundo um comunicado é “um programa piloto para um pequeno grupo de parceiros que oferecerá canais pagos no YouTube com um valor de assinatura iniciando em US$0,99/mês. Cada canal terá duas semanas grátis e taxas anuais descontadas”. Em algumas semanas, os Paid Channels estarão disponíveis  para outros parceiros do YouTube.

E finalizemos com dois números 10. O LinkedIn completou 10 anos (a empresa atingiu 225 milhões de participantes e cresce a uma média de 2 novos participantes por segundo) e o Slideshare está comemorando 10 milhões de apresentações publicadas (confira o infográfico).

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