Na quinta-feira a rede social Twitter estreou na bolsa de valores de Nova York com números acima do esperado.A companhia, criada em 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, abriu o pregão da Bolsa de Valores de Nova York oferecendo 70 milhões de ações, com valor fixado em 26 dólares. Pouco mais de uma hora após o início do pregão, os papéis já eram cotados a 48 dólares e o valor de mercado da empresa chegou a 26 bilhões de dólares.A operação pode se tornar a segunda maior abertura de capital de uma empresa de internet nos Estados Unidos, ficando atrás, apenas, do Facebook.
Na contramão do microblogging, a BlackBerry anunciou na segunda-feira o cancelamento da venda da companhia. Um comunicado oficial informou que a empresa deve receber um investimento de 1 bilhão de dólares do fundo Fairfax Financial e outros apoiadores e anunciou a saída de Thorsten Heins, seu diretor-presidente. John Chen foi indicado para assumir o cargo e deve exercer a função até que a companhia encontre um novo executivo para a função.
Outra venda na área de tecnologia, dessa vez mais perto, ocorre na TIM. A operadora enviou comunicado ao mercado na sexta-feira informando que estuda a venda de torres de telefonia celular. Segundo o comunicado, “os estudos incluem a venda de participação, parcerias e quaisquer outras opções que possam criar mais valor para o ativo e ao mesmo tempo melhorem a eficiência industrial da companhia”.
A Avon ameaça liderança da Natura. De acordo com relatório da corretora Brasil Plural, feitas pelos analistas Guilherme Assis e Ruben Couto,a empresa americana está levando a melhor em termos de vendas e revendedores e pode sair ganhando na briga pelo setor de cosméticos no Brasil.
Na área de marketing, dois estudos foram notícia. Um deles, do Boston Consulting Group, mostra que o apoio de celebridades e atletas é menos efetivo do que parece pensar empresas e agências de publicidade. As pessoas confiam mais no testemunho de familiares e amigos – mesmo quando são dados online. O outro estudo é do Yankee Group e mostra um crescimento do uso da tecnologia NFC no Brasil. A prefeitura do Rio estaria, inclusive, preparando um piloto com o transporte público da cidade.
No campo das mídias sociais, a notícia mais interessante vem do Facebook. A rede social anuncia um novo design para os botões Curtir e Compartilhar. A ideia é ajuda as pessoas a compartilhar mais conteúdo. Quem ainda estiver usando o design anterior, informou a rede, será atualizado automaticamente.
Fontes: Exame, Veja, Portal Abemd, Social Media Examine