Não deu para traduzir a palavra “owner-less”. Inglês é muito sintético. Mas o conceito é claro, não é verdade? A tendência é que as pessoas prefiram alugar em vez de comprar. Está tudo muito rápido, a posse pode se tornar “liability” em vez de “asset”. Em outros termos, acesso é melhor do que propriedade. Vejam os casos de Rent the Runway (moda), Avelle (bolsas – antes “Bag, Borrow or Steal”) e P1(carros de luxo). Praticamente nenhum setor está escapando dessa tendência, de textbooks e jóias a video games educacionais ecalculadoras.
Para os consumidores, o apelo é óbvio:
- A posse tradicional implica um certo nível de responsabilidade, custo e comprometimento. Os consumidores que procuram por conveniencia e pelo máximo de experiências possíveis não querem nada disso.
- A propriedade de cotas e o leasing oferecem a possibilidade de atualizações perpétuas e a capacidade de maximizar o número e a variedade de experiências, permitindo ainda o acesso a luxos antes fora do alcance.
- A posse de itens que são usados irregularmente é caro e insustentável, especialmente nos adensados ambientes urbanos onde espaço vale cada vez mais. Com mais consumidores tendo acesso móvel a sistemas online, torna-se fácil reservar itens quando e onde são necessários (confira a tendência # 9: Espontaneidade Planejada).
2011 pode ser o ano em que compartilhar e alugar vai ocupar um espaço privilegiado na mente do consumidor. Confiram isso:
- Clubes de carro estão surgindo em todos os lugares, inclusive no Brasil (Zazcar). Zipcaré líder de mercado nos EUA e, Australia, surgiu o GoGet. Além disso, grandes marcas começam a se mexer: a Hertz lançou seu serviço de compartilhamento de carros, Connect, em dezembro de 2008 e agora a Daimler funciona em Hamburgo e Austin, Texas, seguindo o seu bem sucedido piloto car2go em Ulm, Alemanha. Em julho de 2010, a Peugeot lançou na Inglaterra seu serviço Mu, depois do sucesso na França, Alemanha, Itália e Espanha. Pode-se alugar carros, motos, vans e até bicicletas.
- Autoridades locais estão descobrindo que soluções compartilhadas permitem expandir os serviços com custo baixo e de forma sustentável. Programas públicos de aluguéis de bicicletas explodiram em 2010, com lançamentos em Minnesota, Londres, Mexico Citye em toda a região do Ruhr na Alemanha. Agpora, os governos estão explorando novas formas de transporte – em setembro de 2011, Paris (que foi pioneira no aluguel de bicicletas) lançará o Autolib, um esquema de compartilhamento de carros elétricos, e o New York City Department of Transportation anunciando em outubro de 2010 uma parceria com a Zipcar.
A economia OWNER-LESS deve crescer também porque todas essas iniciativas de transportes são altamente visíveis e tornarão os consumidores acostumados e mais confortáveis com a idéia de compartilhar e alugar produtos mais caros e até símbolos de status.