Um artigo do consultor Mack Collier, publicado em um dos newsletters do MediaPost, me chamou a atenção pela estrutura. Ele fala sobre algumas das ferramentas que estão ‘na moda’ de uma forma clara e operacional (leia os anteriores)
4. Google Reader
Se você assina blogs, “message boards”, ou outros sites que oferecem um “feed” (RSS, ou outro) para seus conteúdos, Google Reader é o leitor de “feed” que você deve considerar seriamente em usar. Basta assinar em buscas relacionadas com sua empresa e sua indústria que ele permite crier um sistema de monitoramente muito efetivo (e grátis!).
Por que você deve prestar atenção: o Google Reader não é apenas um “feed reader” robusto, ele tem vários elementos sociais incorporados. Primeiro, você pode compartilhar qualquer item/artigo/post que vier através do Google Reader com quem estiver seguindo você. Em segundo lugar, você pode também escolher compartilhar aquele item/artigo/post na maioria dos sites sociais, como Facebook, Twitter, MySpace, FriendFeed, etc.
O que você deve fazer AGORA: se você já está usando outro leitor de “feed”, teste o Google Reader. Eu usei Bloglines por anos, mas os elementos sociais incorporados no Google Reader me conquistaram. Quando escrevo um posto e ele vem através da minha assinatura no Google Reader, posso ver quantas pessoas gostaram dele, quem são, e ver também comentários que adicionaram no post. É uma grande maneira de entender como o conteúdo que você criou está ressoando com outras pessoas.