Coca-Cola e Papai Noel, 2 coisas que você provavelmente não sabia

cocacola4-150x150Como assim, relacionamento? Relacionamento, sim, e profundo. Na verdade, se o Papai Noel tem essa figura corpulenta e vestida de vermelho, parte da culpa é do tradicional refrigerante. Até 1931, o “bom velhinho” era representado de várias maneiras. Mas aí veio a Coca-Cola e…

1. A Coca-Cola ajudou a criar a imagem atual de Papai Noel

A Coca-Cola começou a fazer anúncios natalinos nos anos 20. Os veículos preferenciais eram revistas ligadas a compras como The Saturday Evening Post. Nesses primeiros anúncios, Coca-Cola utilizava uma imagem do Papai Noel baseada nos desenhos do ilustrador Thomas Nast. Na época da Guerra de Secessão norteamericano, Nast representava Papai Noel como um apoiador da União com aspecto de elfo.

Em 1931, a Coca-Cola começou a publicar seus anúncios de Natal em revistas mais populares. Archie Lee, o executivo da agência D’Arcy, que atendia na época a conta da Coca-Cola, sugeriu que a marca devia apostar em um Papai Noel mais realista e simbólico que los anteriores. A Coca-Cola contratou o ilustrador Haddon Sundblom para desenhar o novo Papai Noel.

Ainspiração da obra da Sundblom veio do poema “A Visit From St. Nicolaus”, publicado por Clement Clark Moore em 1822. Nesse poema, Moore descrevia São Nicolaus como um homem afetuoso, simpático y roliço. Com essa image em mente, Sundblom criou o novo Papai Noel da Coca-Cola. E aproveitou para vesti-lo com a cor da marca, embora esta não tenha sido a única razão — imagens anteriores já mostravam o velhinho vestido de vermelho.

O novo Papai Noel estreou no The Saturday Evening Post y apareceu regularmente nessa revista e também em outras publicações comoLadies Home JournalNational Geographic eThe New Yorker.

Entre 1931 e 1964, Sundblom criou inúmeras pinturas a óleo do Papai Noel, que apareciam na publicidade da Coca-Cola. Em 1964, o artista fez a versão final, que é usada até hoje.

2. O Papai Noel da Coca-Cola foi inspirado em um vendedor

No início, Sundblom utilizou como modelo seu amigo Lou Prentiss, um vendedor aposentado. Quando Prentiss faleceu, Sundblom passou a usar a si mesmo como modelo, retratando-se através de um espelho. Mais tarde, o artista começou a utilizar fotógrafos.

É interessante ressaltar que as pessoas gostavam tanto das imagens do Papai Noel da Coca-Cola que prestavam atenção aos mínimos detalhes e comentavam quando havia qualquer alteração. Em um ano, o velhinho apareceu sem o anel de casado e causou uma séria começam entre os fãs, que escreveram centenas de cartas para perguntar à Coca-Cola o que ocorrera com a esposa do Papai Noel.

Fonte: MarketingDirecto.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima