Como Google funciona – VI



A ponta do iceberg, como dissemos, e que é a ferramenta de busca do Google, significa que a empresa tal como conseguimos enxergar aqui de fora está focada primariamente para reagir às atuais tendências do mercado. Ou seja, ela percebe o interesse das pessoas nas coisas – o novo iPhone, onde fica o mecânico mais próximo, colecionáveis de toda espécie – e, a partir disso, ajuda as empresas a se conectarem com seus consumidores potenciais.


Mas ela pode fazer muito mais do que isso, considerando o Himalaia de informações que dispõe, você não concorda? Além de reagir instantaneamente no presente, Google pode enxergar o futuro – e até criá-lo!


Para não ficarmos no terreno da paranóia, Technology Trends oferece um exemplo hipotético. Suponhamos que se anote as buscas que não conseguem gerar páginas bem ranqueadas, ou seja, buscas que não oferecem nenhuma informação realmente útil para o buscador. O programa que rastreia essas falhas anota o que o buscador queria e coloca aquelas buscas falhadas em categorias.


O passo seguinte poderia ser cruzar, por exemplo, as buscas falhadas que teriam a ver com produtos e serviços que estariam disponíveis por lojas do tipo faça-você-mesmo com a origem geográfica das buscas. E agora imagine o valor que isso teria para uma rede de franquias de lojas desse tipo. Eles não apenas saberiam onde não havia uma loja da categoria como o número de pessoas que estavam procurando por uma delas. Até mesmo poderiam ter uma idéia do que gostariam de comprar nelas.                                                                                                                          


Da mesma maneira, a informação poderia ser usada para rastrear criminosos envolvidos em pornografia infantil, ajudar construtoras a escolher locações de projetos residenciais ou de escritórios, etc., etc., etc. Embora seja necessário sempre analisar os dados com cuidado: muitas buscas sobre câncer vindo de uma pequena cidade tanto pode significar muitos pacientes com câncer como a existência de uma escola de medicina no local.


Ainda tem mais. Aguarde o próximo post.