Respostas à quarta questão formulada pelo site Who’s blogging what e pela Hubspot. Se quiser repassá-las, confirme aqui.
Pergunte “por que”, não “o que”, por Mitch Joel
“É MENOS EM RELAÇÃO A CANAIS E PLATAFORMAS E MUITO MAIS SOBRE VALORES CORPORATIVOS E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS. Facebook, Twitter, Google+, etc., são ‘o que’ (‘o que estamos fazendo no Facebook?”). Perguntas ruins. Eu prefiro o ‘por que’. Por exemplo, ‘por que deveríamos estar no Facebook?’ O ‘por que’ força uma marca a olhar sua estratégia de negócio e definir o ROI e só então decidir que canais e plataformas podem ajudá-la a entregar melhor isso. Não é uma coisa fácil de fazer. Muitas marcas vêem o Twitter da mesma maneira como vemos comerciais de TV. Isso não é funcional e não leva a uma narrativa de marca ótima.”
Não tente fazer tudo, por Cameron Chapman
“Não tente estar em todo lugar ao mesmo tempo. Decida onde terá o maior impacto. Para a maioria, isso significa Facebook e Twitter. LinkedIn, se você está mirando empresas. Foursquarre e outros serviços de geolocalização, se você for local ou tiver lojas físicas. Google+ é ainda um tiro no escuro em termos de eficácia de marketing, mas ter uma conta pessoal lá é muito bom para ‘networking’. MAS NÃO TENTE FAZER TUDO. É MELHOR SER MUITO BOM EM UM OU DOIS CANAIS DO QUE VIRAR O FIO EM SEIS.”
A regra 70-20-10, por David Berkowitz
“DEVEMOS OLHAR SEMPRE PARA A REGRA 70-20-10, QUE FOI MUITO BEM DESCRITA PELA SVP DA COCA-COLA, WENDY CLARK. Você deve gastar 70% do seu tempo no que está aqui Agora. Hoje, isso é Facebook e Twitter e mais alguma rede, dependendo da audiência. Você deve gastar 20% do seu tempo no que é Novo, que pode ser Google+ ou Foursquare ou Tumblr. E tem os 10% para o que é o Próximo. Nesse ponto você tem que fazer uma série de pequenas apostas, levando em conta o que faz sentido para sua marca.”
Vá para onde sua audiência está, por Maria Ogneva
“NÃO HÁ UMA SOLUÇÃO MÁGICA, DO TIPO QUE RESOLVE TUDO. VOCÊ PRECISA PARTICIPAR ONDE SEUS CLIENTES, PROSPECTS E PARCEIROS ESTÃO. O tipo de produto ou serviço que você tem, seu público alvo e o tipo de conversação que você quer ter vão contribuir para a decisão de onde investir seu tempo online. Mas estabeleça também os objetivos que está buscando alcançar e o que precisa focar: escutar, envolver, publicar conteúdo original, começar conversações, reagir ao conteúdo de outros – idealmente, você estaria usando um pouco dos dois.”
Teste e observe, por Tom Pick
“Trata-se de conhecer seus públicos alvo: onde estão se reunindo? Fazer a pergunta é importante, mas a observação é ainda mais valiosa. NÃO ASSUMA PREMISSAS: TESTE E OBSERVE. QUAIS REDES ESTÃO ATRAINDO A MAIOR PARTE DO TRÁFEGO NA WEB? QUAIS ESTÃO ATRAINDO O TRÁFEGO MAIS QUALIFICADO? Os profissionais precisam otimizar esforços em cada plataforma e aí observar os resultados. Custa algumas tentativas e erros para fazer certo, mas eventualmente um profissional ou uma equipe pode alcançar o ponto no qual o nível de esforço despendido em cada rede é alocado baseado no retorno esperado. Claro que as coisas mudam rapidamente nesse campo, por isso também é imperativo experimentar constantemente.”
Comece com uma auditoria, por Mark Spangler
“Certamente, depende de mirar bem o consumidor – CONTUDO, EU ACONSELHO A COMEÇAR COM AUDITORIA E AVALIAÇÃO DA PRESENÇA SOCIAL. Entender onde seu cliente e seu prospect estão e como se engajam nessas redes. Eles podem estar fazendo perguntas através do LinkedIn Answers, gerando conteúdo valioso no Facebook ou tuitando sobre o mais recente lançamento de um produto seu, entre outras coisas. Uma auditoria ajudará você a entender o mercado e as redes disponíveis para começar a tomar decisões corretas de alocação de recursos.”
Siga seus stakeholders, por Maddie Grant
“SIMPLES. VÁ AONDE ESTÃO TODAS AS PARTES INTERESSADAS DO SEU NEGÓCIOS. Finque sua bandeira, isto é, a afirmação de sua marca em todas as páginas onde for necessário, mas indique às pessoas como chegar aos seus espaços mais ativos.”
Seja memorável, por Seth Godin
“Eu não estou seguro de que essas plataformas foram construídas para que os profissionais de marketing as tratassem como canais de TV grátis. Elas são mais bem usadas por consumidores que querem falar. SEU TRABALHO É FAZER COM QUE FALEM SOBRE VOCÊ E PARA FAZER ISSO É NECESSÁRIO SER MEMORÁVEL EM PRIMEIRO LUGAR.”
Feche a fenda, por Valeria Maltoni
“Aposte em seus consumidor. O dinheiro mais bem gasto em social é aquele que transforma compradores (uma transação) em clientes (eles voltam, assinam para receber atualizações, newsletters, comunidades, etc.). COMECE COM ONDE VOCÊ PODE FECHAR A FENDA ENTRE PROMESSAS FEITAS E PROMESSAS CUMPRIDAS. E PARTA DAÍ.”