Vamos colocar logo os pontos nos “is”. Em minha maneira de ver, mídias sociais, do ponto de vista de marketing, é simplesmente um conjunto de meios de marketing direto. Se quiséssemos, poderíamos chamar de “resposta-direta 2.0”, ou algo similar. Afinal, trata-se de se comunicar diretamente com quem você conhece dados e comportamentos, obter respostas dele e medir essas respostas.
Sei, sei, tem gente por aí querendo separar uma da outra. Por exemplo, a turma do “word of mouth marketing”. Mas pense um pouco e verá que não há uma disciplina exatamente, isto é, um corpo de conhecimento estruturado no que podemos chamar de “boca a boca”.
E o “viral marketing”? Ei, esse é o sonho de todo mundo, em todo tipo de comunicação comercial. Publicar um vídeo e vê-lo cair na boca do povo. Mas o fato é que não se conseguiu estruturar viral marketing, buzz marketing e outros que tais em um corpo de técnicas e métodos. É como um raio em céu sereno: acontece, é maravilhoso, mas não dá para garantir que o seu próximo vídeo vai alcançar a mesma viralização. Para cada vídeo que virou viral existem centenas, milhares que foram criados com essa finalidade e caíram em um buraco negro.