Como a sua empresa consegue encaixar mídias sociais em sua estratégia de marketing? Provavelmente não o suficiente. Segundo o consultor australiano Jeff Bullas, em artigo recente no seu blog (jeffbullas.com), ainda há muito chão pela frente para ser percorrido pelas marcas.
As mídias sociais vêm sendo usadas para os consumidores descobrirem novos produtos e se envolverem com as marcas, mas as empresas agora esperam que elas fechem negócios e gerem receita, convertendo uma audiência online em clientes reais.
De acordo com uma pesquisa compilada pela MobStac em 2013, 78% dos consumidores confiam em mídias sociais para orientar suas compras, provando que elas já desempenham um papel fundamental nas decisões de consumo.
Ao mesmo tempo, porém, esses consumidores são bombardeados por anúncios na televisão e no rádio, nasrevistas e jornais, nos smartphones e laptops. No meio de todo esse tsunami de mensagens de marketing e publicidade, se não executarem um esforço coordenado e coerente de marketing que una os anúncios nos canais citados com as mídias sociais, as marcas podem se tornar cada vez mais ignoradas.
O componente mais importante para conectar mídias sociais com receitas, afirma Bullas, é dirigir fãs e seguidores sociais para um site, um processo que, em teoria, parece simples, mas na realidade exige criatividade e campanhas bem estruturadas .
As marcas têm de construir no consumidor uma excitação que se transforme em intenção de compra enquanto ele se movimenta de uma página no Facebook ou de um painel no Pinterest para o site. Pense em esforços de marketing como os sinais de trânsito, semáforos e outdoors, tudo se somando em um esforço para informar, dirigir e estimular o seu público social e criar um impulso em direção a uma compra.
Amanhã, publico os cases compilados por Bullas