Antes de passar aos cases, uma correção: a matéria foi publicada no site do Jeff Bullas, mas o autor é Kevin Bobowsk, vice-presidente de marketing da Offerpop (offerpop.com)
Case # 1: JustFab.com
A JustFab é um site de ecommerce que funciona com um modelo de assinatura: os assinantes pagam mensalmente US$39,95, comprando no mínimo esse valor. A abordagem de integração das mídias sociais ao site também não é convencional. A empresa pediu aos fãs para navegarem através de suas coleções online e tuitarem suas “wish-list” com a hashtag #JustFabWish, concorrendo a uma chance de ganhar os produtos da lista. A JustFab divulgou a campanha com emails enviados a milhões de participantes e prospects, além de banners no site, Twitter e Facebook. Resultado: Quando comparou com o mês anterior, a JustFab registrou um aumento de 140% no tráfego da web e um aumento de 240% na receita gerada pelo Twitter. A campanha superou o segundo esforço de maior sucesso em mais de 50%. A campanha exigia que os participantes acessassem o site para registrar as suas participações. Uma vez no site, os clientes potenciais já estavam navegando pelosprodutos, e a um clique de distância de fazer uma compra online.
Case # 2: Gilt.com
A Gilt.com, outro site de ecommerce de ofertas no modelo de assinatura, lançou uma campanha de anúncios digitais com uma oferta para aumentar o tráfego web em parceria com Hanky Panky, um varejista popular de roupas íntimas femininas, juntamente com um concurso de doações que destacou o principal produto da Hanky Panky no site da Gilt.com. Era uma oferta simples, mas à medida em que as participações aumentaram, e o conteúdo diário e o orçamento de publicidade foram direcionados para promover o concurso, mais e mais pessoas viram o produto e, por sua vez, mais pessoas queriam o produto. Resultado: mais de 45 mil pessoas visitaram a página de sorteios durante o concurso de duas semanas e 21 mil pessoas participaram. A Gilt.com adicionou 3.000 novos fãs sociais que continuam a ver os seus produtos e serem conduzido até estaremo no ponto de comprar. Houve mais do que apenas um vencedor nesse concurso: o Hanky Panky ganhou exposição de um produto diretamente no site de varejo.
Case # 3: Lilly Pulitzer
O site de moda varejista Lilly Pulitzer decidiu seduzir o público com uma grande promoção de ano nvo. Eles usaram o poder da exclusividade para lançar uma campanha que concedeu acesso antecipado às vendas online para quem assinasse sua newsletter. Seu programa de assinaturas via mídias sociais ajudou a criar um buzz enorme em torno do lançamento da promoção. No momento em que os primeiros “privilegiados” encheram seus carrinhos, já havia um outro grupo de fãs clamando para participar da promoção. A campanha estimulou fortemente a audiência social a ir ao site e realmente comprar o produto. Resultado: Lily Pulitzer capturou milhares de endereços de email de clientes em potencial, dobrando o tamanho do seu database e dando à marca uma ligação duradoura com uma nova base de clientes. Os teasers sociais e a campanha de email que se seguiu transformaram-se em receita mensurável durante todo o período em que a promoção durou.
Lição final: não importa se as marcas usam seus websites como ponto de partida ou de chegada – juntar elementos sociais como campanhas de email, landing pages no Facebook, hashtags e concursos é um uma tática essencial para as marcas obterem receita durante e depois de uma campanha de marketing social.
Fonte: JeffBullas.com