Como preparar sua organização para o CRM

Sua empresa utiliza alguma solução de CRM? Se você demorou
dois segundos para responder, a resposta é não. Ou então, ela precisa
rapidamente repensar seus processos de marketing e vendas. No mundo atual, não
há como prescindir dos processos de automação que estão por trás dessas três
letrinhas. Com um CRM por trás, o marketing de uma empresa pode lidar mais
facilmente e mais eficazmente como volume cada vez mais crescente de informação
que ameaça afogá-la e lidar com até centenas de campanhas destinadas a microssegmentos
dos seus públicos-alvo. E sem depender da boa vontade do pessoal de TI!

A boa notícia é que mesmo empresas pequenas já podem se utilizar
de soluções adequadas. A má notícia é que mesmo as empresas grandes enfrentam
grandes desafios quando se trata de colocar em prática as mudanças necessárias
nos processos e nas rotinas. A McKinsey publicou recentemente um documento
muito interessante, chamado Organizing
for CRM
, que oferece alguns insights sobre essa questão, demonstrando por
exemplo a necessidade de tratar uma solução de CRM como um produto ou serviço e
seus usuários como clientes. Pretendo falar mais sobre esse documento em posts
futuros, mas quem quiser lê-lo antecipadamente (está em inglês) é só enviar
comentário com seu endereço de email. 

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