O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Crianças brs fazem tudo ao mesmo tempo, diz Cartoon



(Mais uma coluna do Luiz Alberto Marinho, publicada no Blue Bus de hoje, que reproduzo aqui)

 

 Desde 2006 o pessoal do Cartoon Network realiza um amplo estudo para saber o que fazem e pensam crianças e adolescentes no Brasil. Esse ano a pesquisa, chamada ‘Kids Experts’, contou com a participaçao de quase 7 mil pessoas, entre 7 e 15 anos de idade, e investigou a relaçao dessa turma com a tecnologia e os aparelhos eletrônicos.

Uma das principais descobertas do trabalho é que 73% dos nossos meninos e meninas usam mais de um equipamento, como TV e computador, ao mesmo tempo. Mas isso nao acontece de maneira uniforme em todas as faixas etárias. Até os 8 anos, os pimpolhos possuem em geral uma relaçao passiva com a tecnologia, dando atençao a uma mídia de cada vez. Dos 9 aos 11 aumenta a interaçao com os diversos aparelhos e além de entretenimento eles passam a buscar também informaçao – é nessa fase que o computador torna-se mais importante e que os meninos começam a perder a noçao do tempo na frente do videogame. A partir dos 12 anos, enfim, as crianças atingem o auge da interatividade, usando com mais intensidade computadores e celulares para se comunicar com os outros e pilotando simultaneamente até 8 equipamentos.

Na comparaçao entre os sexos, a pesquisa revelou que 79% das garotas e 70% dos garotos sao multitarefa – o que confirma a tese de que desde cedo as mulheres aprendem melhor do que os homens a gerenciar muitas atividades diferentes. Além disso, as meninas usam a tecnologia prioritariamente para se comunicar, enquanto os meninos preferem se divertir. Para você ter uma idéia, mais de 70% das garotas pesquisadas utilizam programas de mensagens instantâneas, sendo que 46% fazem isso todos os dias. Tem mais – 2/3 dessas meninas fazem parte de alguma comunidade online e têm em média 23 amigos virtuais que nao moram na mesma cidade. Já os meninos estao mais preocupados em brincar. Prova disso é que 75% deles têm videogame, com o Playstation liderando o ranking das preferências.

Vale lembrar que os usuários desse canal pago pertencem a elite do país. Mesmo assim, impressiona a precoce importância que a tecnologia alcança na vida desses nativos digitais, acostumados desde cedo a fazer tudo ao mesmo tempo e a ter entretenimento, informaçao e comunicaçao disponíveis instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Certamente o consumo de mídia dessa galerinha será bem diferente do que o de seus pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima