Crianças brs fazem tudo ao mesmo tempo, diz Cartoon



(Mais uma coluna do Luiz Alberto Marinho, publicada no Blue Bus de hoje, que reproduzo aqui)

 

 Desde 2006 o pessoal do Cartoon Network realiza um amplo estudo para saber o que fazem e pensam crianças e adolescentes no Brasil. Esse ano a pesquisa, chamada ‘Kids Experts’, contou com a participaçao de quase 7 mil pessoas, entre 7 e 15 anos de idade, e investigou a relaçao dessa turma com a tecnologia e os aparelhos eletrônicos.

Uma das principais descobertas do trabalho é que 73% dos nossos meninos e meninas usam mais de um equipamento, como TV e computador, ao mesmo tempo. Mas isso nao acontece de maneira uniforme em todas as faixas etárias. Até os 8 anos, os pimpolhos possuem em geral uma relaçao passiva com a tecnologia, dando atençao a uma mídia de cada vez. Dos 9 aos 11 aumenta a interaçao com os diversos aparelhos e além de entretenimento eles passam a buscar também informaçao – é nessa fase que o computador torna-se mais importante e que os meninos começam a perder a noçao do tempo na frente do videogame. A partir dos 12 anos, enfim, as crianças atingem o auge da interatividade, usando com mais intensidade computadores e celulares para se comunicar com os outros e pilotando simultaneamente até 8 equipamentos.

Na comparaçao entre os sexos, a pesquisa revelou que 79% das garotas e 70% dos garotos sao multitarefa – o que confirma a tese de que desde cedo as mulheres aprendem melhor do que os homens a gerenciar muitas atividades diferentes. Além disso, as meninas usam a tecnologia prioritariamente para se comunicar, enquanto os meninos preferem se divertir. Para você ter uma idéia, mais de 70% das garotas pesquisadas utilizam programas de mensagens instantâneas, sendo que 46% fazem isso todos os dias. Tem mais – 2/3 dessas meninas fazem parte de alguma comunidade online e têm em média 23 amigos virtuais que nao moram na mesma cidade. Já os meninos estao mais preocupados em brincar. Prova disso é que 75% deles têm videogame, com o Playstation liderando o ranking das preferências.

Vale lembrar que os usuários desse canal pago pertencem a elite do país. Mesmo assim, impressiona a precoce importância que a tecnologia alcança na vida desses nativos digitais, acostumados desde cedo a fazer tudo ao mesmo tempo e a ter entretenimento, informaçao e comunicaçao disponíveis instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Certamente o consumo de mídia dessa galerinha será bem diferente do que o de seus pais.