(reproduzido de Blue Bus, nota assinada por Patricia Marinho)
Seminários | Fidelidade usando a midia social, pois ela está em tudo
Nick Moore, chief creative office da Wunderman, fez hoje aqui em Cannes uma apresentaçao sobre as perspectivas para as estratégias de fidelidade, como os programas de milhagem, em 2009. A princípio temos uma confirmaçao de 4 mandamentos já conhecidos pelos especialistas que trabalham com esta atividade. Primeiro, as marcas precisam ser consistentes e, ao longo do tempo, manterem coerência com a atitude de marca que fez os clientes começarem a se relacionar com elas. Além disso, é preciso ter foco nos consumidores que têm propensao a se relacionarem com as marcas – nem todos se disponibilizam a participar de programas de pontuaçao, por exemplo. O terceiro é que para engajar os consumidores é preciso ser útil e divertido – como as estratégias de fidelizaçao da Virgin Atlantic, por exemplo. Por último, é preciso entregar mais do que motivaçoes meramente racionais, do tipo regras de acúmulo de pontos para trocar por prêmios.Nick constatou ainda que agora existe um tipo de relacionamento que as empresas nao controlam, porque se dá entre consumidores, mas que mesmo assim precisa ser explorado. Ou seja, quem trabalha com marketing de relacionamento também precisa assumir o papel de construir lealdade através de comunidades – social media com o papel de fidelizaçao e nao de aquisiçao. Neste sentido, reforça-se o que já foi escrito sobre outras palestras – cada vez mais as marcas se tornam produtoras de conteúdo ou provedoras de serviços que, devidamente distribuídos no ambiente digital, viram parte das conversas, que por sua vez se transformam em relacionamento que geram fidelidade.