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Ecos de Cannes: as lições do LinkedIn

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O Festival de Cannes está terminando e o Brasil, como nos últimos anos, vai voltando com uma bagagem um tanto vazia de prêmios. Na categoria Direct, que me afeta mais diretamente, parece que nossas agências não pegaram o jeito da premiação, pois mais uma vez voltamos sem leões, ao contrário do Echo, onde quase sempre trazemos alguns premiozinhos. Em minha opinião, isso não é necessariamente ruim, apenas frustrante.


 

Em compensação, sempre sobram algumas lições que vêm dos seminários. E temos este ano um bom time cobrindo o Festival. Vou reproduzir abaixo um resumo do que foi publicado em Blue Bus sobre a palestra de Kevin Eyres, do LinkedIn. Segundo o ‘repórter’ Marcelo Coutinho, estes são os 5 passos que se deve empreender para ter uma campanha em redes sociais bem sucedida:
 
(1) Comece por quem está mais perto – seus funcionários. Como eles estao falando do seu trabalho, da sua empresa, das suas ocupaçoes em suas redes sociais? Nao se trata de reprimir ou de tomar qualquer medida de patrulhamento, mas de fornecer um guia sobre boas praticas em redes sociais, como faz, por exemplo, a IBM;

(2) Utilize os comentários e opinioes sobre sua empresa e suas marcas nas redes sociais para entender quais opinioes e contextos de interaçao que elas despertam. Nao se trata apenas daqueles que falam diretamente da empresa, mas com quais situaçoes ela aparece associada. Eyres também lembrou o que já sabemos – nao e mais uma questao da empresa resolver se quer ou nao estar presente neste espaço. Seus consumidores já te colocaram la, quer você goste ou nao;

(3) Identificados os temas chave, desenvolva estratégias que permitam atingir os consumidores que manifestaram interesse por assuntos relacionados com sua marca, seja através de RP, target advertising ou eventos. A SAP foi bastante ativa neste sentido, identificando mais de 150 mil desenvolvedores de seus programas no site;

(4) Crie valor. Ele mostrou uma campanha da Southwest Airlines (para executivos que viajam muito a negócios) feita a partir de uma pesquisa realizada sobre o tema com usuários do site e os temas relacionados com viagem que eles mencionavam em suas paginas pessoais. A base de 41 milhoes de perfis do Linkedin foi segmentada para permitir a Southwest atingir exatamente os heavy-users (dela e dos concorrentes);

(5) Experimente. Mídia social ainda é algo novo, mas é definitivamente ´way to go´. Como toda inovaçao, tem seus riscos. Mas se você ficar esperando, seus concorrentes podem abrir uma distancia na curva de aprendizado que mais a frente vai se revelar fatal.

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