De tempos para cá, fala-se
muito no fim do email como ferramenta de marketing. Até pouco tempo, ele seria
substituído por mensagens de SMS. Agora é a vez das mídias sociais. No entanto,
como disse certa vez Mark Twain a respeito de um obituário seu que foi
publicado em jornais, “a notícia de minha morte foi grandemente exagerada”. Aqui
mesmo neste espaço, hoje, publicamos um “mapa do marketing digital no Brasil”
que mostra o email marketing como a principal ação que as empresas empregam
nesse campo – simplesmente, 80% das empresas brasileiras empregam email
marketing em seu composto de comunicação.
Dito isso, eu acrescentaria que
não custa nada ficar atualizado sobre o que se está fazendo, o que não se está
fazendo e como se deveria fazer para que essa ferramenta continue a ser
poderosa. Pelo menos até que seu fim seja real, se for algum dia.
As tendências listadas abaixo
vieram pelo e-newsletter Email Marketing Insights que considero leitura
praticamente obrigatória. Vamos lá?
1. Saindo do modelo “um tamanho
que cabe em todo mundo”. A explosão da tecnologia digital
colocou a “distribuição barata e fácil” nas mãos de muitos profissionais de
email. Resultado: o mesmo email é enviado para clientes novos, clientes antigos
e até clientes inativos. O melhor email marketing mira indivíduos ou segmentos
cuidadosamente selecionados de clientes e prospects. Isso é bom senso em
marketing, mas exige algum invetimento em tempo, recursos e estratégia. O
resultado final vale o esforço, porém – você não apenas verá suas métricas
saltarem de patamar como também ajudará você a evitar os filtros. Como disse um
profissional de email marketing, o problema dos usuários atualmente não é o
spam, e sim conseguir destacar alguma coisa no meio de uma caixa de entrada
atulhada. Seu ponto: apenas os emails relevantes serão percebidos.
2. Integração com mídias
sociais e equipamentos móveis. As mensagens deveriam
complementar-se através do espectro de comunicação. Uma peça de email marketing,
em outras palavras, não deveria contradizer o post mais recente da empresa no Facebook.
Mais do que isso, os emails têm que ser legíveis, compartilháveis e “interativáveis”
seja qual for a plataforma. Além de tornar o seu email envolvente para o
cliente que tipicamente prefere emails, você precisa também considerar a experiência
via celulares, smartphones… Imagine um assinante abrindo um email em seu iPhone,
e aí descobrindo que tem que fazer scroll para baixo ou para o lado a fim de
ver informação relevante, e aí. lá foi ele embora.
3. Video (e outras interações
do tipo Built-In). O poder de processamento e a
largura de banda estão aumentando e fazendo com que baixar e assistir vídeos
fique tão fácil que as pessoas começam a esperar vê-los em seus emails. Embora
muitos usuários ainda evitem executar os videos diretamente da mensagem de
email, a inclusão de um “screenshot” com um link para uma landing page pode ser
uma maneira efetiva de usar o poder do vídeo aumentando cliques e criando um
gatilho para explorar outros conteúdos em seu site. Veja este email da Fandango. É um bom
exemplo de uma estratégia de email marketing multimedia que funciona.
4. A meta: Interação e Conversação. Sem dúvida, email marketing tem a ver, em última instância, com
vender produtos e services, mas a maneira de fazer isso é envolvendo o
consumidor. Em outras palavras, email marketing deveria mirar na construção e
na manutenção de relacionamentos de longo prazo. Confira este email do InterContinental Hotels. Ele não tenta
vender nada em momento algum, mas mostra que fazer parte do programa de
fidelidade do hotel é diversão garantida.
5. Outras tendências. Iniciativas de “anti-spoofing” e “anti-phishing” continuam a se
desenvolver, inclusive porque, do outro lado, os malfeitores digitais continuam
a inventar novas maneiras de enganar as pessoas. Também estamos assistindo
tentativas mais sofisticadas de conseguir consentimento antes que uma peça de
email marketing seja enviada, principalmente em alguns países (como o Canadá)
onde a legislação é mais rígida.
Talvez a principal tendência,
no entanto, seja a contínua experimentação por parte dos profissionais de email
marketing. Isso garante que a tendência de amanhã sejam diferentes das
tendências de hoje. E assim tenhamos mais assunto para nossos posts 😉