E olha que os números não são pequenos! (matéria do MM Online)
Facebook atinge quase US$ 2 bi com publicidade
Empresa tem receitas publicitárias de US$ 1,86 bi em 2010, sendo 60% disso por parte de clientes de pequeno porte
Prestes a chegar a 650 milhões de usuários no mundo, o Facebook está parecendo cada vez mais com o Google. Pelo menos no que tange ao modelo de suas receitas com publicidade, focada em empresas de pequeno e médio porte, a mesma estratégia que transformou o concorrente em um império de US$ 200 bilhões durante a última década.
De acordo com uma estimativa da eMarketer, o Facebook teve US$ 1,86 bilhão em receitas com publicidade no decorrer de 2010, uma alta de 86% em relação aos US$ 740 milhões observados em 2009. A maior parte, US$ 1,21 bilhão, veio de dentro dos Estados Unidos, mas em 2012 o cenário deve mudar, com um empate entre as receitas internas e externas.
O que surpreende, conforme apontou o Advertising Age, é que 60% do total de receitas veio de empresas pequenas, em um total de US$ 1,12 bilhão. Os grandes anunciantes, como Coca-Cola, Procter&Gamble e Match.com, responderam por US$ 740 milhões.
Confira abaixo os números, inclusive com projeção para 2012:
Evolução da publicidade no Facebook 2009 a 2012 (em US$ milhões) | |||||
2009 | 2010 | 2011 | 2012 | % variação entre 09-12 | |
Estados Unidos | 560 | 1.210 | 2.190 | 2.870 | 417% |
Outros | 180 | 650 | 1.860 | 2.870 | 1468% |
Mundo (soma) | 740 | 1.860 | 4.050 | 5.740 | 678% |