Foursquare: sabendo usar pode ir mais longe

Ultimamente, tenho usado muito o Foursquare. E incluído-o nos planejamentos de marketing para meus clientes. Mas não é uma tarefa fácil, confesso. Por isso, gostei tanto do artigo abaixo, publicado no site Inovadores ESPM. Confiram

10 ferramentas para usar o Foursquare de forma inovadora

Com mais de 6 milhões de usuários, o Foursquare cresceu em 2010 3400%. Foram mais de 381 milhões de checkins neste ano – o último foi na Córeia do Norte – incluindo um do espaço. Estados Unidos, Europa e Japão são os maiores usuários da ferramenta. A maior parte dos checkins são relacionados a comida, ou seja, em restaurantes, lanchonetes, cafeterias, supermercados e afins.

Para as empresas, além das páginas corporativas – onde possível ter uma interação maior com os usuários, realizando ações promocionais ligadas à marca, e permitindo que os internautas deixem comentários sobre produtos e serviços – existem algumas ferramentas e aplicativos que utilizam dados Foursquare para que as empresas possam, de diferentes formas, melhorar a promoção e comunicação com seu público.

Abaixo, separamos 10 destas ferramentas e aplicativos que utilizam o Foursquare, para otimizar a presença das empresas na rede e trazer inovação às suas ações baseadas em geolocalização:

Venue Machine: permite que os donos de venues recebam notificações via SMS quando um usuário com alto índicie Klout. Assim, o administrador da venue pode dar uma atenção extra ao consumidor, garantindo que ele tenha uma experiência positiva.

How___Are You?: cruza os dados dos seus check-ins com dados do Censo, mostrando informações demográficas das áreas por onde você freqüenta de acordo com seu perfil no Foursquare.

One More Check-in: permite que você saiba quantos check-ins faltam para você ganhar tais badges. Mostra até uma porcentagem dos check-ins que você fez em comparação às badges que você tem e ainda precisa conseguir.

AroundMe: faz uma busca por seus check-ins anteriores e por venues recomendadas através de novos locais, fotos e tweets. É uma forma fácil e divertida de procurar saber o que está rolando por onde você costuma passar, e em lugares recomendados.

HoppinorNot: uma forma rápida de checar se uma venue está com muita gente ou não, através dos check-ins. Você busca pelo nome da venue e a resposta é visualizada através de ícones que indicam felicidade.

Plan Your Next Trip: constrói um itinerário para uma viagem de dois dias para qualquer cidade do mundo, baseado nas recomendações do “Explore” do Foursquare (que são baseadas nos dados do seu perfil).

PlaceFace: automaticamente muda a foto do seu perfil baseada na categoria de local que você mais faz check-in. Se ficar check-in em um bar, por exemplo, sua foto será uma bebendo cerveja.

Sqavenger: permite que você crie e participe de gincanas usando as venues do Foursquare. Você pode deixar “pistas” em locais, e até programar para que os participantes as recebam por SMS.

Mappr: ferramenta de busca de locais que usa os dados do Foursquare para mapear as venues mais populares de uma determinada área, filtrando por categorias. Outro recurso é fazer check-in com um grupo de pessoas, o seu “time”, podendo até convidar amigos para participarem dele e competirem entre os “times” existentes.

DigiDJ: uma jukebox baseada em geolocalização, permite que você peça para tocar uma música da pista da balada. Você pode procurar por músicas e adicionar a que você quer ouvir na fila.