A operação brasileira do Google acertou uma parceria com a Fiat do Brasil para oferta do serviço de mapas “Street View” em São Paulo. O anúncio será feito na quinta-feira (02/07) pelos presidentes de ambas as companhias.
Segundo uma fonte próxima do assunto, a Fiat vai patrocinar o serviço do Google que permite ao internauta ter imagens da cidade no nível das ruas. Os carros a serem usados pelo Google para a produção das fotografias panorâmicas do serviço em São Paulo serão do modelo Stilo, da montadora italiana, disse a fonte.
O serviço Street View tem levantado questões sobre privacidade das pessoas, uma vez que torna disponível na Web imagens de fachadas e pedestres nas ruas, mas também já ajudou na solução de alguns crimes. O serviço é criticado em alguns países por fornecer imagens de localizações sensíveis, como bases militares.
Em maio, o Google informou que vai refazer todas as fotografias disponibilizadas pelo Street View no Japão usando ângulos de visão menores, depois de reclamações sobre invasão de privacidade.
Na Inglaterra, as câmeras do serviço captaram uma pessoa vomitando na rua em frente a um bar e notícias publicadas pela imprensa local afirmaram que uma mulher pediu divórcio depois que o carro do marido foi fotografado em frente à casa de outra mulher.
Mas na Holanda, este mês, dois ladrões foram presos depois que um adolescente vítima de roubo os identificou. Eles foram fotografados por um veículo do serviço do Google no momento em que roubavam o jovem.
A entrada em operação do Street View em São Paulo acontece depois que o Google melhorou a resolução das imagens da capital paulista disponíveis em seu serviço de mapas Google Maps.
Fonte: Reuters