Hoje é o Dia Mundial da Limpeza. Comemore com estas dicas da Abralimp

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), por intermédio de seus associados, apoia várias entidades nos mutirões de limpeza de lagoas, parques, zoológicos e outras áreas que se relacionam com o meio ambiente e à preservação da saúde. E aproveita o Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 17 de setembro, para listar algumas ações que otimizam o trabalho de limpeza de grandes áreas.

“A data é uma ótima oportunidade para mostrar à população o valor da limpeza, que só é percebida em sua ausência, ou seja, as pessoas normalmente reparam quando o ambiente está sujo, mas não quando está limpo”, afirma Luciano Galea, presidente da Abralimp.

O primeiro passo é fazer a varrição, sendo que o lixo reciclável deve ser armazenado separadamente para o devido encaminhamento. Esta etapa agiliza o próximo passo: a limpeza do piso. Aqui, é interessante contar com maquinários adequados. O mercado de limpeza profissional oferece variadas opções como lavadoras de alta pressão que utilizam menos água e economizam produtos.

Já para a limpeza de estátuas e obras de arte, máquinas de limpeza a vapor são ideais, pois, dessa forma preserva-se a estrutura das esculturas, muitas inclusive, feitas em pedra-sabão.

Caso o trabalho exija que um profissional limpe locais altos, é obrigatória a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), a exemplo de cinto de segurança tipo paraquedista, capacete, cordas, entre outros.

A escolha correta de produtos, máquinas e acessórios, combinada com as técnicas adequadas de higienização garantem também a saúde e bem-estar dos trabalhadores. “A realização de uma limpeza de forma profissional seja nos ambientes domésticos ou de uso profissional, deve ser mais difundida na cultura do Brasil de forma a cuidar da saúde, preservar o meio ambiente, prevenir acidentes de trabalho, otimizar mão-de-obra e ainda economizar água e energia”, conclui Galea.

A Abralimp possui uma iniciativa que visa capacitar mão-de-obra para o mercado de limpeza profissional: a Uniabralimp. Entre os cursos oferecidos estão o de higienização hospitalar, tratamento de piso, técnicas de limpeza e, no âmbito da gestão, treinamento de liderança.

As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo telefone             (11) 3079-2003       ou pelo site www.uniabralimp.com.br. O endereço da Abralimp é Av. Nove de Julho, 5.593, cj. 22/23, São Paulo.