IBM vai processar o Twitter, Facebook não atrai engajamento de fãs de TV…

IBM ameaça processar o Twitter

Pânico na Band é o programa brasileiro com maior número de fãs, segundo estudo
Pesquisa da Socialbakers mapeou o engajamento dos programas de TV na América Latina. Confira abaixo

A empresa que já foi conhecida como Big Blue está mostrando as garras outra vez, de acordo com artigo no Advertising Age. A IBM acusou o Twitter de infringir três patentes, incluindo uma que cobre a entrega de anúncios interativos, de acordo com documentos tornados conhecidos durante o IPO do Twitter. O problema é que, se os tribunais aceitarem as alegações da empresa nova-iorquina, será como se admitissem que ela inventou a publicidade online. Por isso, o Twitter acredita que tem suficientes defesas de mérito em relação às alegações da IBM. Segundo a defesa, a acusação é ampla demais e poderia aplicar-se a praticamente todas as empresas online, incluindo Facebook e Google. Portal Abemd

Fãs de TV são pouco engajados no Facebook

Para revelar a conexão entre a TV e o Facebook, a Socialbakers divulgou nesta quarta-feira 6, uma pesquisa feita na América Latina que mostra como os programas de televisão mais populares são ativos também nas redes sociais, engajando seus fãs e atraindo outros usuários. O estudo monitorou os 50 programas de TV mais populares da telinha brasileira e de mais nove países. O Brasil ficou com as cinco primeiras colocações no ranking, com um número total de fãs no Facebook acima de 20 milhões. O programa mais popular nas redes sociais é o Pânico da Band. A página oficial no Facebook tem mais de 10 milhões de fãs e é cerca de quatro vezes mais popular que o segundo lugar no ranking da TV na América Latina, o Jornal Nacional, com 2,6 milhões de fãs. Porém quando se trata de redes sociais, o sucesso das páginas não está relacionado apenas ao tamanho dos perfis. Para medir o nível de interação da audiência, a Socialbakers utilizou o sistema de Engagement Rate – que calcula as interações (Likes, Comments e Shares) e divide pelo número total de fãs no momento da publicação. Com o método, a pesquisa encontrou uma alta taxa de engajamento em programas menores da América Latina, do que os do Brasil. O programa Desafio Africa – El Origen, da Colômbia, com 7,3 milhões de fãs lidera o engajamento com o público com taxa média de 13% por transmissão – isto inclui todas as interações feitas sobre o conteúdo publicado na página oficial do programa no Facebook.  A Socialbakers apontou o programa argentino Peligro Sin Codificar como a transmissão com maior engajamento de todos, registrando o número de 132,3 milhões de interações sobre uma única transmissão. Segundo Cesar Christoforidis, diretor da Socialbakers América Latina, os executivos de entretenimento não veem mais as redes sociais como uma ameaça ao seu negócio, muito pelo contrário. “Muitos de nossos clientes neste espaço fizeram uso do poder deste canal de relativo baixo custo para gerar um maior engajamento com seu público espectador e aumentar sua base de fãs com conversas bilaterais. Dar poder aos fãs da TV para interagir com seus programas favoritos no Facebook, Twitter ou Youtube, acrescenta muito à sua experiência e prolonga o ciclo de vida dos programas para além do que eram antes da adoção das redes sociais. A forte presença de programas complementados pelas mídias sociais, como Breaking Bad, Game of Thrones ou Top Gear são a prova do quanto esses canais têm sido importantes para o seu sucesso internacional”, enfatiza. Meio&Mensagem

Pesquisa ANA/Nielsen aponta para crescimento explosivo da publicidade multitela

O percentual das campanhas veiculadas em multitelas nos investimentos de mídia irá crescer dos 20% atuais para 50% em três anos, de acordo com um estudo realizado pela Association of National Advertisers e Nielsen. O estudo foi baseado em uma pesquisa online realizada em julho e agosto com 274 executivos de empresas, compradores de mídia e executivos de agências de publicidade. 88% dos entrevistados disseram que campanhas publicitárias veiculadas em duas ou mais telas, como TVs, computadores, tablets e telefones móveis, ganharão muito importância ao final desse período. O principal desafio, segundo a pesquisa, é mensuração dessas campanhas. A maioria dos entrevistados (71%) disse que usam atualmente várias métricas específicas para telas individuais para medir a eficácia dessas campanhas publicitárias. Mas 73% disseram que prefeririam usar apenas um conjunto de métricas para medir a eficácia de campanhas publicitárias em execução através de múltiplas telas. Portal Abemd

Faltam poucos dias para o Seminário DMA2013 no Brasil. Inscreva-se já!

A ABEMD já definiu palestrantes que estarão presentes, dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo, no Seminário DMA2013 no Brasil. O evento tem a finalidade de apresentar uma síntese das principais palestras apresentadas no DMA2013 Conference e Exhibition, maior evento de Marketing Direto = Marketing Diálogo do mundo, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de outubro em Chicago. Você terá a oportunidade de conhecer as mais importantes ideias através das palestras de quem esteve por lá e tem muito a contar.  Vários profissionais de renome do Marketing Direto = Marketing Diálogo brasileiro que participam do evento nos EUA, se apresentam aqui no Brasil, reproduzindo conteúdos do evento norte-americano. Para inscrições e informações, ligue (11) 3129 3001 ou envie um e-mail para [email protected]. Vagas limitadas!