Idéias 15, 16 e 17: Mastihashops, RedEspresso e Edible



As idéias a seguir têm o ponto de partida em ingredientes raros, exóticos, novos e exclusivos. Em torno disso, empreendedores ousados construíram negócios que estão dando certo.


A primeira vem da Grécia, mas acaba de aportar em Nova York, onde montou o primeiro posto avançado. É a Mastihashops (www.mastihashop.com/) que faz de cafés, biscoitos e licores, a pasta de dente, cosméticos e chicletes a partir da resina dessa árvore, mastic, que também fornece uma espécie de pistache. É cultivada principalmente na ilha grega de Chios. Trendwatching acha que a moda pega e se pergunta onde instalarão as próximas lojas, arriscando Singapura e São Paulo como candidatas.


Já a rede sulafricana RedEspresso (www.redespresso.com) aposta em uma alternativa mais saudável para o vício do café: espressos feitos com red tea. Ela usa folhas de Rooibos (pronuncia-se “rói-boss”), que é um arbusto aromático selvagem, colhidas à mão em uma plantação que fica nas alturas das montanhas Cedarberg, na África do Sul. Segundo o site Amigos do Chá, esse Red Tea “tem sabor refrescante e causa benefícios a saúde. É uma bebida de erva, livre de cafeína, rica em anti-oxidantes e minerais essenciais. Rooibos tem um delicado sabor, levemente doce cítrico. É muito baixo em tanina , portanto não é amargo. Uma maravilhosa bebida para ser aproveitada durante todo o dia, frio ou quente.” A RedEspresso patenteou um método de cortar e preparar as folhas que dá um sabor, uma cor e propriedades medicinais superiores ao Rooibos comum.


A rede inglesa Edible (www.edible.com/shop) aposta definitivamente no exótico e oferece especialidades que podem chocar pessoas mais sensíveis. Formigas cortadeiras gigantes, vermes Mopani, patê de rena e curry de crocodilos verdes da Tailândia estão entre as delícias da Edible.