Segundo a France Presse, ontem, em encontro da Newspaper Association of America, em San Diego, na California, o CEO do Google, Eric Schmidt, disse aos donos de jornais nos EUA que eles precisam entender seus consumidores e trabalhar com o Google como parceiro e nao como rival. “Se eu estivesse envolvido na área digital de um jornal, eu tentaria primeiro e antes de tudo entender o que meus leitores querem”, falou.
Ainda segundo ele, “se os jornais irritarem os consumidores, eles acabam mas se você deixá-los felizes você vai crescer”. Os sites de jornais foram criticados por Schmidt: “Acho os sites lentos. Eles na verdade sao mais lentos do que ler um jornal no papel”.
Em relação ao modelo atual de negócios, foi taxativo: “O que temos que encontrar são modelos que envolvam ampla distribuição e que façam dinheiro no caminho”. Chamou a atenção também para o fato de que os jornais terão que buscar um novo modelo de negócios e precisam pensar que a maioria das pessoas não vai pagar para ler notícias na internet.