“Localização” é a bola da vez no mundo digital?



Eventos e congressos é o que não faltam no mundo, você não acham? Agora mesmo, em Austin, Texas, está se realizando o South by Southwest 2010. Com gosto para tudo: interactive, de 12 a 16, film de 12 a 20 e music de 17 a 21. Marcelo Tripoli, da iThink, esteve presente na parte do interactive e produziu um artigo muito interessante que foi publicado no Blue Bus.

 

“Depois de 3 dias de festival e mais de 120 apresentaçoes realizadas, fica evidente o que atrai mais de 15 mil pessoas para Austin todos os anos. Só aqui você pode assistir no mesmo evento algo totalmente business como cases de social media de bancos e palestras de comportamento e cultura, como o impacto da paquera 2.0 nos escritórios. Nos últimos anos o festival acabou assumindo o papel de lançar tendências, trazendo novos serviços e ferramentas digitais. Foi aqui que o Twitter, em 2007, deu a partida e virou mainstream.

Este ano ficou claro que a bola da vez sao serviços baseados em ´localizaçao´. O mais famoso deles, o Foursquare, foi lançado aqui ano passado. Permite a vc fazer um check-in do local onde está e compartilhar esta informaçao com seus amigos. Apesar de serem promessa há anos, só agora as condiçoes permitem que seu uso comece a se massificar – cels com GPS conectados todo tempo na web somados ao uso massivo de redes sociais.

Importante – O próprio Twitter lançou para um grupo de usuários de testes seu próprio serviço de localizaçao. Para demonstrar o potencial da ferramenta, foi disponibilizada uma página na qual você pode acompanhar onde estao neste momento os funcionários do Twitter que participam do SXSW – veja em http://sxsw.twitter.com


Localizaçao – Para as marcas é uma enorme oportunidade de criar novos pontos de contato com o consumidor sendo relevante o contexto do local que ele está frequentando.”