Mídias sociais mudando o mundo; ferramentas e poder

Esta é a terceira e últimaparte do artigo de Lisa Galarneau, antropóloga socio-cultural que estuda culturas emergentes e tendências em tecnologia, informação e mídia, publicado no blog do Jeff Bullas, e que traduzi. 

Ferramentas para a transformação total do nosso mundo

Até agora, estive comentando sobre a Internet e suas especificidades. Mas daqui para a frente eu quero comentar apenas sobre a maravilha disso tudo. Que temos em nossas mãos um instrument que pode nos permitir uma transformação total do nosso mundo, começando pela transformação de nossos valores através de experiências viscerais e compartilhamento da informação em tempo real. Os problemas recentes com a organização Planned Parenthood é um incrível exemplo dessa ação. (NT: Komen, uma instituição que combate o câncer de mama, cedendo a grupos anti-aborto, anunciou que deixaria de contribuir para a Planned Parenthood, uma instituição que disponibiliza cuidados de saúde voltados para a reprodução, educação sexual e informação para milhões de mulheres, homens e jovens de todo o mundo; a reação pelas redes sociais foi tão forte que a Komen está revendo a decisão.)

Nós votamos com nossos cliques e isso tem poder real.

Tudo isso está ressaltado em um documentário que assisti hoje. É um desses milagres diários da era da Internet.  Uma criação que poucas décadas atrás teria custado muitos milhares de dólares para produzir.  Agora, tudo o que você precisa é a motivação e o tempo.

O poder de atingir todos

Mas o mais importante é como a Internet tem nos mudado: ganhamos o poder de atingir todo mundo, ferramentas pra fazer isso e razões para pensar que podemos efetuar mudanças com um voto, um email ou um posto em um blog. Mudar a mente das pessoas e ver a consciência crescer é uma das delícias dos magos da informação.

Saborear o pensamento diverso e divergente é outro.

Estamos conversando de maneiras inigualáveis com acesso inigualável às pessoas e forces que podem ajudar a criar a mudança. Estamos de forma crescente escolhendo a informação que escolhemos para nos expor, e isso é uma coisa muito boa.

Agora, se apenas pudéssemos começar a ser pagos por nossas contribuições. mas, Oh, meu Deus, eu posso ajudar a mudar o mundo, apenas usando essa voz de tão longo alcance que é a Internet.

Isso é incrível.