Mídias sociais: redes que estão ficando para trás – Friendster e Ning

Continuando o pódio dos perdedores:

2. Friendster

Friendster essencialmente inventou o setor de redes sociais em 2002 ao oferecer aos usuários um site onde ele poderiam conferir perfis postados por amigos e amigos de amigos em busca de encontros e namoros.

Por que o Friendster foi criado? De acordo com o New York Times,o fundador da rede, Jonathan Abrams, encontrou a inspiração para criar o Friendster do seu próprio coração partido em um relacionamento que não deu certo. “Basicamente,Jonathan queria encontrar garotas”, contou Mark J. Pincus, um investidor do Silicon Valley que forneceu parte do dinheiro que financiou o Projeto no final de 2002. “He mesmo me disse que começou o Friendster como uma maneia de surfer pelas agendas de seus amigos em busca de garotas bonitas”.

 Está em sério declínio desde 2009. Nos últimos 12 meses, de acordo com Compete.com, caiu de 2,6 milhões de visitas mensais para menos de 1 milhão (uma queda de 63%).

Por que falhou?

Radar O’Reilly afirma que houve dois motivos.

1. Questões de desempenho que não foram informados aos seus investidores.

2. Friendster brigou contra seus próprios usuários. Eles queriam grupos e Friendster tentou impedi-los.

3. Ning

Ning é uma plataforma online para as pessoas criarem suas próprias redes fundada por Marc Andreesen, o criador do Netscape, em outubro de 2005. Cresceu rapidamente e, em março de 2010, tinha 167 empregados e cerca de 24 milhões de visitantes por mês. De acordo com os últimos dados da Compete.com, esses numeros caíram 55% (11 milhões).

Por que está declinando?

Aparentemente, estas podem ser algumas das razões:

  1. O banimento do maior fornecedor terceirizado de plugins, Widget Laboratory, impedindo o uso de qualquer um das suas ferramentas nas redes Ning networks em 2008
  2. A remoção da função de busca em 2009
  3. A remoção das redes gratuitas que foi anunciada em 15 de abril de 2010 e o anúncio de três nivels de serviço pagos.

Lições a tirar

1. Se você quer começar um canal de redes sociais ajuda ter um problema de relacionamento ou um coração partido

2. Não mexa com o “grátis” pois ele ainda é o maior motor do modelo de negócio da Internet

 Fonte: JeffBullas.com