Mídias sociais transformando o mundo; 10 maneiras

Esta é a segunda parte do artigo de Lisa Galarneau, antropóloga socio-cultural que estuda culturas emergentes e tendências em tecnologia, informação e mídia, publicado no blog do Jeff Bullas, e que traduzi. Haverá ainda uma terceira parte.

Novas Possibilidades Criadas por Conexões

Aqui estão 10 maneiras pelas quais eu vejo a nossa transformação como uma cultura, baseada nas possibilidades agora ao nosso alcance através das conexões e da tecnologia:

1. Desafiando o Status Quo

Antes que pudéssemos atingir qualquer pessoa no planeta, víamos alguma coisa tão incrível quanto os projetos e os sucessos associados aos paradigmas desafiados no mundo?  Com “marketplaces” coletivos que reúne compradores e vendedores, fãs de todas as cores, projetos comunitários como o Open Source, e esforço coletivo nunca antes visto no mundo. Nós estamos desafiando o status quo, construindo coisas, criando coisas, conectando-nos uns aos outros, auto-organizando-se em torno de assuntos importantes e, sim, mudando o mundo pedacinho de bit por pedacinho de bit.

2. Mudança pela Exposição à Diversidade

Prestamos atenção aos pequenos detalhes das vidas das pessoas, nos deliciamos com suas fotos de família e compartilhamos no nível familiar com um bando de pessoas. Somos apoiados quando precisamos ser. Falamos sobre assuntos e enigmas e alegrias. As pessoas estão se conectando e se expondo a perspectivas tanto confortáveis como diversas.

E isso nos fará bem.

3. Apoio Agora É Visível

Apoiamos as pessoas e as coisas das quais gostamos em sites como Digg e Reddit

4. Aprende-se Mais com os Outros

Aprendemos com cada um dos outros. Podemos encontrar tudo, de dicas de maquiagem a mensagens extraterrestres no YouTube. E se focê ainda duvida de que as crianças estão aprendendo coisas atualmente, confira esta troca de ideias muito interessante entre um estudante e seu professor de inglês.

5. Sabedoria Proporcionada pela Multidão (Crowd Sourced)

Compartilhamos nosso conhecimento, nossa sabedoria e nossas experiências. Quora é um lugar onde você pode fazer qualquer questão e esperar por uma resposta racional.

6. Criatividade e Inspiração Estão à Solta

Compartilhamos ideias criativas e inspirações. Pinterest redefiniu o portfolio/catálogo digital.

7. Apreciação Aumentada do Único e do Feito-à-mão

Ainda temos um respeito saudável pelo que é realmente original e feito-à-mão. Etsy capacitou muitos empreendedores domésticos e infundiu em nossa cultura uma riqueza incrível de criatividade.

8. A Verdade Está Exposta

Visitamos o Twitter com frequência, buscando uma causa ou uma ideia para apoiar. Os retweets são nossa arma em um esforço para export informação e transformar o pensamento. É ainda uma ferramenta muito poderosa, na medida em que seu sinal não pode ser facilmente interrompido (através de leis de censura ou não).

9. Somos Mais Autênticos

As pessoas no espaço das mídias sociais estão finalmente falando mais sobre autenticidade, o que pode ajudar a minimizar a quantidade de lixo que é despejado em nossa adorável cidade da informação.

10. Qualquer Um Pode Contribuir

Reconhecemos que todos têm alguma coisa a contribuir, desde que você seja receptivo a isso.