No caixa do supermercado, a frugalidade vence a fidelidade

(A seguir, resumo de matéria da repórter Ellen Byron, publicado no WSJ.com)

Quando Summer Mills fez a costumeira visita semanal à loja próxima à sua casa da rede de supermercados CVS, ela comprou o creme facial da marca genérica em vez do Olay, que geralmente comprava. A intenção era economizar alguns dólares, mas a experiência trouxe algumas surpresas.
“Eu pensava que, ao experimentar, conseguiria identificar facilmente a diferença, mas não foi assim – aí, olhei os ingredientes e eram praticamente os mesmos”, confessou a moradora de Ardmore, Oklahoma, 30 anos, mãe de dois filhos. Em sua próxima visita à loja, “vou comprar outros produtos da marca do supermercado – e gastar menos dinheiro”.
Muitos americanos estão abandonando a fidelidade às marcas tradicionais, pressionados pelo aumento constante dos preços de alimentos, gasolina e energia. Nos últimos 24 meses, os preços ao consumidor subiram 7,8% de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho do governo norte-americano. Novas evidências apontam para o fato de que o consumidor americano está mudando para pintura de cabelo em casa e detergentes mais baratos, tudo para economizar dinheiro.

Até o papel higiênico tem entrado na dança. Segundo a Kimberly-Clark, os consumidores estão crescentemente optando por pacotes menores, principalmente no final do mês. Os varejistas têm sentido um aumento da experimentações de produtos. Os supermercados Safeway e Kroger registram que as vendas de suas marcas próprias cresceram significativamente em outubro. Na verdade, as vendas dos produtos de marca própria cresceram mais do que as vendas totais das lojas. As vendas de detergentes com marcas dos supermercados cresceu 12% no período de 52 semanas que terminou em 6 de setembro, atingindo a quantia de 189 milhões de dóalres, segundo a Information Resources Inc., or IRI.
Marcas mais baratas também estão anunciando ganhos. Na semana passada, a Procter & Gamble relatou que o volume de vendas do seu detergente Gain subiu 10% no trimestre que terminou em 30 de setembro, compensando as fracas vendas do líder Tide. Purex, uma marca mais barata da Henkel também anunciou crescimento de vendas: 60% mais do que nos 6 meses anteriores.

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