O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O Google+ pode ser uma ferramenta valiosa para sua empresa

Uma matéria bem frequinha do IDG Now (publicada hoje pela manhã) chamou-me a atenção para alguns recursos pouco conhecidos da rede social do Google, a Google+. Algumas coisas são fáceis de deduzir: o uso do Google+ ajuda a posicionar sua marca melhor nos rankings de busca do Google, por exemplo. Mas você sabia que através dessa rede pode realizar videoconferências gratuitas? E também focus groups? A matéria original foi publicada no site da PC World e, em vez das “oito formas” apresentadas na tradução brasileira, falava em nove. (A forma limada na tradução era a facilidade de anunciar promoções. A autora fala especificamente de uma promoção da Arby´s, que “ofereceu recentemente um cupom de US$2.99 aos usuários do Google+ para que comprassem um determinado sanduíche e batatas fritas.)

Como o Google+ pode ajudar a sua empresa

Jennifer Lonoff Schiff, CIO/EUA

Este mês, o Google+ passou de 100 milhões de usuários. E o analista Paul Allen (que publica estatísticas não-oficiais do serviço) prevê que até o final de 2012 o número de usuários do Google+ será superior a 400 milhões. Quem são essas pessoas? Muitos deles são seus clientes, parceiros e profissionais de mídia. E agora com Google+ Your Business, a Google está tentando tornar mais fácil para você se conectar a eles, de forma gratuita.

Então por que você deve experimentar o Google+, especialmente se você já estiver usando o Facebook e o Twitter para o marketing de mídia social?

Seguem oito formas através das quais o Google+ pode ajudar a sua empresa.

1. Melhora a sua posição no ranking do buscador
Qual empresa você acha que vai ter melhor classificação na busca do Google, a que usa o Google+ ou a que só usa o Facebook? (Isso seria uma pergunta retórica)

“Quando você busca no Google o nome da nossa empresa – Brandignity – o nosso perfil no Google+ aparece no topo dos resultados de busca, o que realmente ajuda”, afirma Maciej Fita, Diretor de SEO da Brandignity, empresa de marketing de mídia social. “Muitas vezes os clientes, e os potenciais clientes, procuram o nome da empresa antes de tomar a inciativa de nos procurar, então isso ajudou-nos a espalhar a nossa voz digital de uma forma muito mais eficiente.”

2. Fornece um algo a mais para a colaboração
“O Google+ é uma obrigação para os CIOs que tentam incentivar a colaboração”, afirma David Politis, fundador da BetterCloud, que fornece produtos para o Google Apps. “Em um mundo plano, ferramentas sociais como o Google+ são um suporte para o compartilhamento rápido e fácil de documentos, imagens, etc, doméstico ou transfronteiras, possibilitando aumento de produtividade por uma pequena fração do preço de reuniões convencionais” ou de sistemas de videoconferência.

3. Possibilita a realização de video chat com clientes, colegas e a mídia, de graça
Falando em colaboração, uma das funcionalidades maos badaladas do Google+ é o Hangouts, recurso que permite a realização de video chats. “O Hangouts funciona bem para a realizaçãp de vídeoconferência com membros do seu círculo”, diz Kenneth C. Wisnefski, fundador e CEO da WebiMax, uma empresa de Search Engine Optimization (SEO) que tem usado o Google+ para bate-papo de vídeo com até seis pessoas (o serviço pode receber até 10 pessoas atualmente). “O recurso ´compartilhar a tela” funciona muito bem “, observa ele. No entanto, “garanta que você terá uma conexão de internet segura e rápida, caso contrário, o vídeo poderá ser de baixa qualidade e baixa resolução.”

O Hangouts é particularmente útil para as organizações com trabalhadores em escritórios fisicamente distantes. “Eu gerencio os funcionários e profissionais liberais na América do Norte, Ásia e Europa”, explica Casey Armstrong, sócio e COO da webbROI, empresa de marketing online. “Através do Hangouts somos capazes de colaborar em tempo real, compartilhando a tela no Google Docs e através de video chat. Além disso, mesmo que eu esteja viajando, posso participar de vídeos chat através de meu iPhone. O Google+ está em toda parte.”

4. Possibilita passar a sua mensagem para o público certo com apenas um clique
“Os Círculos do Google são de valor inestimável”, afirmam Ross Kimbarovsky e Mike Samson, co-fundadores da crowdSPRING. “Pense em círculos como seus grupos de clientes. A maioria das empresas terá uma variedade de grande de grupos de clientes e às vezes você querer se comunicar separadamente com cada grupo”, explicam.

Com o Google+ você pode colocar os clientes em diferentes grupos ou “círculos” (pela geografia, pela idade, por interesse) e, então, se comunicar com cada círculo separadamente, ou com múltiplos círculos ao mesmo tempo. “Por exemplo, criamos um grupo de clientes fiéis. Nós podemos personalizar ofertas e promoções especificamente para os clientes sem enviar as mesmas ofertas para o resto do mundo ou para outros clientes.”

5. Possibilita a realização de Focus Groups gratuitos
Por que pagar por pesquisas quando você pode usar o Google para obter respostas a perguntas ou obter feedback dos clientes? Isso é o que a SEER Interactive, uma empresa de marketing de busca, fez recentemente. A SEER usou sua página Google+ para hospedar uma longa sessão de perguntas e respostas cobrindo tópicos de SEO e de PPC. “O resultado foi uma conversa animada no Google+ com mais de 100 comentários ao longo de uma hora”, diz Wil Reynolds, fundador da SEER Interactive.

6. É bom para o marketing B2B
Se você estiver querendo se conectar a outras empresas, o Google+ Your Business é uma ferramenta que pode ajudar. “Nós descobrimos que o Google+ é útil para a aquisição de novos clientes”, explica Mike Rheaume, co-fundador da SnapKnot, um diretório on-line de fotógrafos de casamento.

“O Google+ é visual e participativo, o que significa que os fotógrafos podem facilmente compartilhar e comentar sobre o trabalho dos outros. Para nós, isso significa facilidade de compartilhar fotografias e conteúdos relacionados e se conectar com fotógrafos individuais [clientes-alvo da SnapKnot] para além das principais ferramentas de mídia social como Twitter e Facebook. Ao usar o Google+ a SnapKnot alcançou uma alta taxa de conversão, razão pela qual Rheaume considera o serviço uma excelente ferramenta de marketing B2B.

7. Possibilita usar uma potencialmente poderosa ferramenta de PR
Usando os círculos do Google+ você pode direcionar o seu público e as relações com a mídia. “Se difundirmos uma mensagem, sabemos que ele será vista por usuários que são mais propensos a responder, incluindo personalidades-chave da indústria e editores”, afirma Mike Essex, gerente de marketing on-line dam Koozai, uma agência britânica de marketing digital.

8. Ajuda a promover o reconhecimento da marca
“Com o surgimento da web social, tornou-se essencial para as marcas construir sua reputação online”, afirma Karim Guessous, fundadora e CEO da Tradepal, uma rede de comércio peer-to-peer. “A Google+ dá uma oportunidade única para um produto emergente, como o da Tradepal, fazer valer a nossa personalidade e envolver nossa base de usuários.” Através de sua página do Google+, as ações da Tradepal são ricas em conteúdo original e dicas, e promove o diálogo com os usuários, ajudando a solidificar e divulgar a marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima