O que as pessoas olham em seu perfil do Facebook

Recentemente, o site Mashable ofereceu uma resposta a essa questão com a ajuda da ferramenta EyeTrackShop, uma startup que realiza estudo de “eye-tracking” para anunciantes e agências.

A amostra foi pequena – apenas 30 participantes tiveram os movimentos dos olhos registrados à medida em que mostravam a eles páginas de perfil do Facebook, Google+, LinkedIn, Flickr, YouTube, Klout, Reddit, Digg, Tumblr, Twitter, StumbleUpon e Pinterest em intervaloos de 10º segundo. O que eles olhavam em cada página e em que ordem está gravado em uma apresentação que pode ser vista na matéria do Mashable.

Ainda que os resultados sejam estatisticamente discutíveis, principalmente porque a atenção varia em função do conteúdo publicado, as informações coletadas são valiosas. Em resumo, eis o que foi observado:

  • A Foto do Perfil é importante. A area do site que atraiu mais atenção no Klout, Facebook e StumbleUpon foi a foto do perfil.
  • O cargo gerou mais atenção do que a foto do perfil no LinkedIn. De fato, atraiu mais atenção do que qualquer outra coissa na página.
  • Quem você conhece é notado. Mesmo que o motivo seja apenas porque está numa boa localização na página, as pessoas realmente olham para as pequenas fotos dos amigos que aparecem em muitos perfis.
  • Conteúdo no topo vence. Quanto mais para baixo na página estiver uma informação, menos gente irá olhar para ela. Isso é verdade tanto em perfis de site focados em conteúdo como o Pinterest e o Digg como nas redes realmente sociais, como Facebook. Nos perfis do Twitter e do YouTube profiles, o efeito foi menos extremo.