A distância entre as compras físicas e as compras virtuais já foi bem maior, não concorda? Outra distância que também começa a encolher é a que havia entre o que ocorria no chamado primeiro mundo e no Brasil. Na terça passada, dia 3, durante o treinamento que Anete Schonenberg, Adriano Monaco e eu fizemos sobre programas de fidelidade, como parte do Congresso Internacional de Gestão de Cliente, CIC 2012, apresentamos a gôndola virtual que a Tesco, rede de supermercados inglesa, colocou no metrô de Londres.
Funciona da seguinte maneira: você escolhe um produto e usa seu smartphone para escanear o QR code abaixo dele, o aplicativo faz o pagamento e a ordem de entrega. O produto chega no endereço do consumidor em até 1 dia útil.
Aí, hoje, leio no site do Popai que, a partir de amanhã, o Pão de Açúcar vai implementar um processo muito parecido.
Ainda não sabia? Pois é, nesta sexta, 6 de julho, a loja do Pão de Açúcar do Shopping Cidade Jardim receberá a primeira vitrine virtual da rede em um teste que abrangerá 30 cidades.
O projeto substitui as tradicionais gôndolas por painéis que reproduzem a imagem de 300 produtos, entre queijos, vinhos, frutas, legumes, café e pães. Para concretizar a compra, o consumidor deve baixar o aplicativo do Pão de Açúcar para o seu smartphone ou tablet e escanear os códigos de barra bidimensionais (QR Codes) embaixo da imagem de cada produto.
A inovação será posteriormente estendida para regiões de grande movimentação, como centros de compras e aeroportos, com frete inicial no valor de R$ 13,90.
Fonte: Popai