Pequenas empresas precisam capacitar funcionários no combate às ameaças virtuais

O crescimento da economia e do número de postos de trabalho também as portas das empresas foram abertas para muitos novos funcionários, alguns deles não acostumados a lidar com o mundo digital no ambiente corporativo. Com o aumento do nível da informatização das empresas, com computadores de mesa com acesso à Internet à disposição dos novos colaboradores,  surge o risco à segurança digital do ambiente de trabalho. As empresas devem estar atentas a esta nova realidade e ter um plano de capacitação das equipes para que possam se defender das ameaças do mundo virtual.

Na avaliação de Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, em boa parte das empresas no Brasil, especialmente as de menor porte, o cenário mostra como os riscos podem ser grandes. “O número de novos postos de trabalho traz um novo tipo de usuário de PC ao ambiente corporativo e este pessoal, em alguns casos, deve ser orientado a lidar com esta nova situação.  Em nosso serviço de suporte aos usuários descobrimos que muitas pessoas abrem e-mails com mensagens falsas com solicitação de orçamentos, envio de nota fiscal eletrônica,  intimação de comparecimento a um posto da Receita Federal ou INSS, envio de boletos e faturas falsas etc. Se o usuário não é treinado para lidar com esta situação, as empresas podem ser vítimas de ataques evitáveis a partir de um trabalho de orientação ao funcionário. Nada, mas nada é mais importante que a informação nestes casos. O trabalho bem informado sobre os riscos da Internet pode evitar problemas sérios e evitar roubo de informações de negócios valiosas”, afirma o executivo.

Lopes orienta as empresas a manterem seus sistemas corporativos e de segurança constantemente atualizados, além de regras de uso dos recursos de informática, como, por exemplo, não utilizar os equipamentos para uso pessoal, como ouvir músicas a partir de pen drives e outros dispositivos não conhecidos pelo pessoal que cuida da rede corporativa. “Ensinar os novos colaboradores a usar os recursos de TI em segurança é vital para as empresas”, destaca o executivo.

Para auxiliar as micro e pequenas empresas neste processo, a Nodes oferece uma campanha para o Avira Small Business Suite, criada para garantir a segurança multicamadas das redes de computadores nas empresas, com funcionalidades para proteção de desktop, servidor de arquivos, servidor de e-mail a partir de administração centralizada. A solução foi projetada para empresas que possuem entre 3 e 100 computadores e oferece instalação facilitada a partir de um console central, que permite monitorar e atualizar a segurança automaticamente em tempo real. “Com esta solução é possível garantir que os ativos de TI estejam fora do alcance dos cyber criminosos a partir da adoção de soluções tecnológicas avançadas e com bom custo benefício, como uma solução que permite uma economia de até 40% e fecha todas as portas por onde as ameaças virtuais podem entrar”,  comenta.

Como parte da campanha, a Nodes oferece o Avira Small Business Suite com desconto especial de 10% pelo período de 12 meses, com a finalidade de ampliar a sua base de clientes no Brasil neste segmento e pode ser adquirida por intermédio de seus mais de 300 parceiros comerciais em todo o território nacional.

Mais informações: http://www.nodes.com.br

Fonte: BrandPress