Personalização, diversificação, boca a boca, influencias, vídeos… As 10 principais tendências de marketing para 2012

Esta é a segunda parte do artigo de  Sookie Shuen, gerente de comunidades da Tomorrow People, e publicado no blog do Jeff Bullas. 

6. Mais perto e mais pessoal

Este será o ano em que o marketing vai se tornar mais personalizado. Conteúdo customizado para as necessidades e interesses de um mercado específico ou de uma determinada audiência crescerá em valor e popularidade. Será assim por várias razões – o grande crescimento do papel do conteúdo dentro do marketing online e a crescente presença de comunidades e nichos online. À medida em que as pessoas se tornarem mais e mais acostumadas com a seleção de que comunidades de marcas e empresas participar, o valor das abordagens e conteúdos personalizados de marketing continuará a crescer.

7. Conteúdo mais diversificado – de novo

O conteúdo tornou-se importante no ano passado – e sua função e seu valor vão provavelmente se diversificar ainda mais este ano. Com o crescimento do marketing personalizado, mai empresas começarão a apresentar conteúdo focado em contar histórias sobre seus negócios e produtos e serviços. Mas isso não virá de um abordagem “top down”. As empresas precisarão buscar suas histórias a partir de sua força de trabalho – e encorajar sua força de trabalho a compartilhar histórias. Em 2012, conteúdo cuidadosamente elaborado, gerenciado e distribuído desempenhará um papel vital no sucesso do marketing.

8. As recomendações do consumidor ocuparão mais espaço

Em 2012, a voz do usuário ou do consumidor ficará mais alta. Os negócios estão ficando integrando de forma mais inteligente as oportunidades de obter feedback do consumidor e respostas às suas abordagens de marketing. O boca a boca através das mídias sociais continuará crescendo, com as pessoas confiando cada vez mais em seus próprios círculos sociais online para aconselhamento e comentários sobre suas escolhas de produtos e serviços As empresas que abraçarem ativamente essa mudança de paradigma serão as que aumentarão seus perfis e suas credibilidades em 2012.

9. O fator influência dominará

A influência via mídias sociais ganhará massa crítica em 2012. Já está ganhando impulse e é uma tendência poderosa a capacidade das empresas influenciarem e também de mapearem e aumentarem essa influência através desses canais. O poder de inspirar usuários em mundo real de uma maneira profissional fará uma grande diferença em seus desempenhos em 2012.

10. Video estará no centro do palco

Vem se apostando nisso há algum tempo, mas parece que desta vez o video estará mesmo na liderança entre as tendências de marketing para 2012. O crescimento do vídeo no marketing é natural com o número crescent de canais de mídias sociais e com o foco crescent do consumidor em feedback e recomendações. Espera-se que o video ofereça algumas surpresas em 2012 – com muitas empresas desenvolvendo formas originais e focadas no consumidor de marketing viral.

E você o que acha de 2012?

Atenção: quem curtir a minha página no Facebook vai ganhar uma cópia, em PDF, do eGuide 40 New Year’s Resolutions for Marketing in 2012, preparado pela Tomorrow People.