Pesquisa sobre a Classe C – outros dados

(Vou continuar o post anterior, reproduzindo agora o post do Marinho em seu blog – marinhonoblog.blogspot.com. Só para lembrar, trata-se de uma pesquisa feita pela Limo Inc sobre as conquistas dos brasileiros. Com a palavra, o Luiz Alberto:)

O estudo, chamado ‘Breakonsumers’, também fez uma segmentação psicográfica dos nossos consumidores, descobrindo 3 grupos – os estáveis, os emergentes e os engajados:

Os estáveis são pessoas que buscam a manutenção de seu status quo, assim como a estabilidade de seu emprego a qualquer custo. São muito ligadas a valores familiares e não procuram grandes mudanças de vida.

São consideradas emergentes aquelas pessoas insatisfeitas com seu status quo e que estão se beneficiando do atual momento do Brasil para crescerem também. São pessoas autocentradas e individualistas, com pouco interesse pela comunidade em que vivem. Creditam o sucesso a um esforço próprio e acham que a vida ainda não lhes deu tudo o que merecem, por isso até mesmo fogem de toda e qualquer referência à pobreza.

Já os engajados são aqueles que enxergam a mobilidade como um fator importante para a transformação pessoal e coletiva; possuem mais afinidade com consumo cultural e responsabilidade sócio-ambiental e estão constantemente buscando informações, conhecimento e a construção de uma carreira profissional.

Veja outros dados da pesquisa:

Você acha que nos últimos anos você se tornou uma pessoa mais exigente?
Sim – 80%
Continuo igual – 20%

Quais as coisas que mais te surpreenderam na vida?
Poder comprar mais do que você imaginaria que pudesse – 36%
Estudar mais do que você imaginaria que pudesse – 34%
Saber mais do que você imaginaria que pudesse – 46%
Sonhar mais do que você imaginaria que pudesse – 35%

Você se considera uma pessoa:
Classe Baixa – 32%
Classe Média – 64%
Classe Alta – 4%

Comparando hoje com 10 anos atrás, você acha que no mercado existem mais opções de compra?
Sim – 85%
Não – 15%

E você acha que isso facilita a sua vida? Por quê?
Tem mais opções de compra e escolha – 63%
Fabricantes melhoram qualidade do produto – 26%
Existe competição no mercado/ Tiram o monopólio das empresas – 13%

Quando você vai ao mercado fazer compras, você:
Compra sempre as mesmas coisas – 35%
Costuma arriscar comprando novas marcas – 65%

O que você acha que é ter sucesso?
Ter muito dinheiro – 11%
Ser uma pessoa admirada – 36%
Ter uma carreira sólida – 53%

Você gostaria de ser famoso?
Sim – 23%
Não – 76%

Qual seria o maior luxo pra você?
Ter mais tempo livre – 14%
Comprar mais coisas – 16%
Viajar e conhecer novos lugares – 37%
Ser eu mesmo – 23%
Nunca deixar de estudar – 10%

A que você credita questões como alcoolismo, obesidade e anorexia:
Falta de informação – 32%
Fraqueza – 27%
Falta de uma família ou um lar – 25%
Falta da presença de Deus – 25%
Mídia e propaganda – 19%
Problemas de cada uma – 19%
Desemprego – 15%
Falta do que fazer – 12%

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